Ao Vivo

VAI NEVAR ?! Além de frio em Curitiba, massa de ar polar pode trazer neve

31/07/2019 às 18:39.

Uma intensa massa de ar polar prevista para tomar conta do Sul do país no fim de semana reacende o alerta de neve para a região – e isso inclui o Paraná. Com as temperaturas congelantes e certo grau de umidade, não se descarta a ocorrência do fenômeno nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nas terras paranaenses, as possibilidades recaem sobre as cidades de General Carneiro e Palmas, no Sul do estado.

“Ainda estamos analisando com cautela essa possibilidade de neve apenas nesta região do estado [Sul], que não está descartada”, explica a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto da Silva. “Tem uma chance boa porque sexta-feira vai ingressar uma frente fria que passa rapidamente. Na retaguarda dela vem uma massa de ar polar. É como se elas viessem praticamente juntas”, ressalta.

Os meteorologistas observam que, se houver neve, será entre sexta (2) e sábado (3), que é quando o frio ainda encontra resquício de chuva.

A massa de ar frio de origem polar muito intensa já prevista nas simulações atmosféricas avançam a partir de sexta. As temperaturas despencam já pela manhã. Com umidade, pode haver formação de neve já durante a tarde em Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e nas cidades catarinenses de São Joaquim, Lages, Urupema e Urubici.

No Paraná, o Simepar adianta que, se nevar, o fenômeno será na madrugada de sexta para sábado – quando também há mais chances de neve para as mesmas áreas do RS e de SC.

Se a previsão se confirmar, será o segundo episódio da estação. O primeiro, que não chegou ao Paraná, foi entre os estados gaúchos e catarinense entre os dias 5 e 6 de julho.

LEIA MAIS EM TRIBUNA DO PARANÁ