Ao Vivo

URGENTE: Governo do Paraná libera avião para Lula ir ao enterro do neto

01/03/2019 às 17:09.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), liberou uma aeronave para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixe a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba nas próximas horas. Lula pretende ir ao enterro de seu neto Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, que morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. O sepultamento ocorrerá em Santo André, no ABC Paulista, no sábado (2). No entanto, ainda não foi divulgada uma decisão oficial da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba sobre a soltura do petista. Durante a tarde, o pedido para que Lula possa ir ao sepultamento do neto foi colocado em segredo de Justiça. A defesa de Lula também informou que, por isso, não pode comentar o trâmite. Veja a nota do governo do Paraná:

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá para São Paulo em avião do Governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, atendendo pedido da superintendência da Polícia Federal no Paraná. O apoio para o deslocamento permitirá que o ex-presidente participe do velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu nesta sexta-feira em Santo André, vítima de meningite”

O pedido para que Lula deixe a prisão foi protocolado às 14h07 pelo advogado Cristiano Zanin, que faz a defesa do ex-presidente. “O artigo 120, inciso I, da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/84) expressamente assegura o direito do cidadão em situação de encarceramento sair temporariamente do estabelecimento em que se encontra na hipótese de falecimento de descendente”, afirmou a defesa, no documento.

“Pontue-se, ainda, que a Defesa técnica do Peticionário poderá acordar com a Autoridade Policial ou com quem este E. Juízo venha a determinar providências específicas que eventualmente sejam necessárias para assegurar sua presença no velório e funeral de seu neto. Compromete-se, desde logo, por exemplo, a não divulgar qualquer informação relativa ao trajeto que será realizado pelo Peticionário, escreveu o advogado, no pedido. Antes, em janeiro deste ano, Lula foi impedido de participar do velório de seu irmão Genival Lula da Silva, o Vavá, 79 anos, vítima de um câncer. Isso porque, na madrugada de 29 de janeiro, dia da morte, o desembargador de plantão do TRF-4, Leandro Paulsen, negou um recurso da defesa do ex-presidente para que ele deixasse o cárcere.

Só no início da tarde do outro dia o ministro Dias Toffolli, presidente do Supremo Tribunal Federal, autorizou a saída. Como a decisão saiu tardiamente, Lula optou por não ir à cerimônia, pois, quando ele chegasse à região de São Bernardo do Campo, o corpo já teria sido enterrado.

Entenda
Neto de Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos, morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da rede D’Or, em Santo André, no ABC paulista, mas o quadro se agravou e ele não resistiu.

Arthur era filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. A mãe do garoto chama-se Marlene Araújo. O enterro está marcado para a tarde deste sábado (2/3), em Santo André.

Fonte: Metropoles