Ao Vivo

UFPR promove campanha virtual de adoção de animais abandonados

13/04/2021 às 06:21.

Durante a pandemia o programa Adote os Cães da UFPR está ativo e promove campanhas virtuais de adoção dos animais abandonados nos campi da universidade. As fotos e as informações dos bichos que procuram um lar estão disponíveis nesta página no Instagram. Somente no campus Politécnico há oito animais para adoção.

A Xena, por exemplo, é uma vira-lata caramelo de porte médio, que gosta muito de correr e de carinho. Já o Hércules é grande e brincalhão. Ele e Xena são grandes amigos e podem ser adotados juntos. O Theo tem pelos longos e cor cinza, tem porte médio e será castrado assim que se recuperar de um ataque que sofreu de outro cão.

Quando alguém se interessa por um dos bichinhos, começa o processo de adoção. “Temos uma entrevista, apresentamos o animal ao interessado e marcamos o encontro oficial da adaptação em casa. Os animais já vão ou castrados ou com castração agendada, microchipados, vacinados e com antipulgas. Oferecemos atendimento veterinário e apoio pós-adoção, conforme necessidade. Fazemos um acompanhamento para confirmar que o animal não está em situação de maus tratos ou com necessidade de algum atendimento”, informa Jéssica Santos da Silva, residente do Hospital Veterinário da UFPR.

Orientação

Além de procurar lares para os animais, os participantes do projeto também trabalham com orientação à comunidade acadêmica sobre o crime de abandono e as consequências. Outro trabalho é a orientação sobre a necessidade de encontrar tutores para os animais, pois o ambiente ideal para eles não são os campi. “Animais abandonados encontram um lugar atrativo em um campus: têm alimento e moradia e, eventualmente, um carinho. Eles passam a entender que seus cuidadores são seus donos e que aquele espaço é território deles. Então, sentem o dever de proteger pessoas e espaço. Avançam e podem morder quem eles não reconhecem como integrante do espaço ou possível ameaça”, explica Jéssica.

Lar temporário

É possível ajudar os animais abandonados, mesmo sem realizar a adoção. O programa conta com o auxílio de pessoas que fazem lar temporário, ou seja, que abrigam os animais em casa até a adoção.

Animais abandonados

Quem encontrar animais abandonados nos campi da UFPR deve fotografá-los e entrar em contato com funcionários para verificar se o animal está morando no local. Depois, deve enviar e-mail para animais@ufpr.br com estas informações. Desta forma, o animal poderá ser cadastrado no programa e encontrar um lar.

Adote os Cães da UFPR

O programa existe desde 2014 com o objetivo de encontrar uma família para os animais abandonados nos campi da universidade, inclusive fora de Curitiba. O foco começou com os cachorros abandonados no campus Cabral, onde funciona o Setor de Ciências Agrárias. Devido ao programa, hoje não há nenhum animal abandonado no campus.

O Adote os Cães da UFPR começou como um projeto de extensão. Hoje é um programa institucional, que envolve a Superintendência de Comunicação (SUCOM), a Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA), pró-reitorias e o programa de residência em Medicina Veterinária da UFPR.

Via: UFPR