Ao Vivo

Uber permite que usuários liguem para a polícia direto do aplicativo

27/07/2018 às 08:37.

 Uber anunciou nesta quinta-feira (26) um novo botão na interface do seu app que concentra opções de segurança, incluindo uma nova que permite ligar rapidamente para a polícia.

Foto: Akos Stiller/Bloomberg

A nova ferramenta surge como um ícone de um escudo sobreposto ao mapa de viagem que é exibido nas corridas em andamento. Ao tocar nele, o usuário verá três opções, duas delas inéditas:

* Central de Segurança, com informações sobre funcionalidades de segurança do app da Uber, como seguro para acidentes pessoais, checagem de antecedentes criminais de motoristas parceiros e outras;

* Contatos de Confiança, novidade que facilita o compartilhamento das corridas com contatos de conviança. O usuário pode cadastrar previamente até cinco contatos de confiança, como amigos e familiares. O compartilhamento depende de uma ação do usuário, ou seja, não é automático.

* Ligar para a Polícia. Além de efetuar a ligação para o 190, ao acionar essa opção o aplicativo da Uber dará informações relevantes ao usuário, como sua localização atual e informações do veículo em viagem.

Sobre eventuais abusos do atalho rápido de ligações para o 190, a Uber “aconselha os usuários a fazerem um bom uso desta função para utilizá-la somente em casos de emergência para que as autoridades possam concentrar sua atuação onde realmente haja necessidade”.

Veja como fica a interface do app da Uber:

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/07/26/Economia/Imagens/Cortadas/Uber escudo-k9TH-ID000002-1024x640@GP-Web.jpgNovo ícone de escudo no app da Uber concentra opções de segurança.Uber/Reprodução

A nova ferramenta começou a ser liberada nesta quinta (26) e, segundo a empresa, estará disponível a todos os usuários brasileiros até 2 de agosto. Ela chegará ao app dos motoristas parcerios “nos próximos meses”.