Tudo na praia te faz bem: a água, a brisa, o tato, os sons e até as cores

16/08/2017 às 14:12.

(Foto: Swissmediavision / Istock)

 

Se você sempre experimenta tranquilidade, paz e bem-estar quando vai para a praia, saiba que as sensações positivas não estão exatamente relacionadas a férias ou descanso, mas sim ao próprio ambiente. Conheça estudos científicos que comprovam que tudo na praia faz bem, desde o mar até as cores e os sons:

 

Benefícios da praia para a saúde

 

1. Mesmo quem não gosta da água fria do mar pode tirar proveito das águas através da sua cor. Um estudo da Nova Zelândia afirma que o azul do oceano tem poder de reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.

2. O ar que você respira no litoral, geralmente salgado, é espalhado pelas ondas do mar e, de acordo com estudos, promove melhoras ao sistema respiratório. Pessoas que sofrem de asma e bronquite, por exemplo, apresentam diminuição dos sintomas quando estão na praia.

3. O mesmo ar que melhora a respiração também contribui para o descanso noturno. Isso porque os íons de hidrogênio carregados negativamente que ajudam a absorver oxigênio e equilibrar os níveis de serotonina, resultando significativa melhora do sono.

 

(Foto: Ditty_about_summer / Shutterstock)

 

4. O contato físico com a água salgada do mar também é conhecido pela ciência por promover bem-estar físico. Estudos indicam que ela fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele e aumenta a circulação.

 

Fonte: Vix