Treinos funcionais para mulheres amenizam sintomas da menopausa

30/10/2018 às 10:42. Comente esta notícia!

A menopausa é um evento inevitável que ocorre devido ao esgotamento dos óvulos e consequentemente fim dos ciclos ovulatórios. Caracterizando o período entre a vida fértil e o climatério (período pós-menopausa). Durante essa fase ocorre uma queda na produção de estrogênio e a mulher passa a apresentar alguns sintomas.

O mais conhecido e comum é a onda de calor, que surge várias vezes durante o dia e é causada pela baixa produção de estrogênio. Junto com ela, outros sintomas são percebidos, tais como: suor noturno, depressão, ansiedade, alteração de humor, memória fraca, dificuldade de concentração, entre outros. Tudo isso afeta diretamente o bem estar das mulheres e a atividade física é uma aliada nesse momento, como destaca o professor de Educação Física, Rodrigo Daumerie.

– Dependendo das condições físicas do paciente é de suma importância procurar profissionais especializados para se obter o respaldo e instruções necessárias para a qualidade do movimento nos exercícios – afirmou Daumerie, que é especializadi em exercício físico aplicado a populações especiais com diversos cursos na área de treinamento funcional e fisiologia do exercício.

Prática esportiva modula o humor, melhora as ondas de calor e ajuda a manter o peso ideal — Foto: Amauri de Aquino / Globoesporte.com/pb

Prática esportiva modula o humor, melhora as ondas de calor e ajuda a manter o peso ideal — Foto: Amauri de Aquino / Globoesporte.com/pb

A prática esportiva ajuda a amenizar os sintomas, modula o humor, melhora as ondas de calor e ajuda a manter o peso ideal. Porém, os treinos funcionais se destacam pela qualidade dos exercícios e têm por objetivo, tonificar todos os músculos do corpo, melhorar a agilidade, o equilíbrio, a concentração, a coordenação motora, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório e é claro, é ótimo para quem deseja emagrecer.

Daumerie ressalta ainda que um exercício mal executado pode causar inúmeros transtornos para a saúde e até piorar um problema. Em seus pacientes ele implementa um sistema alemão de treino que alivia dores no sistema locomotor, age preventivamente e fortalece o sistema muscular. Atua sobre tensões e encurtamentos causados pela má postura do dia-a-dia, trazendo a coluna para a postura natural e devolve a mobilidade através do alívio das dores.