Trânsito na Estrada da Graciosa será bloqueado na manhã do próximo sábado

15/10/2018 às 16:16. Comente esta notícia!

O tráfego de veículos na Estrada da Graciosa será interrompido no próximo sábado (20). O bloqueio ser dará pela realização da Corrida da Graciosa (Amazing Runs Graciosa), tradicional prova de corrida de rua, que vai impedir totalmente o trânsito de veículos das 7h ao 11h. A prova normalmente era realizada aos domingos, mas atendendo a um pedido dos comerciantes da Graciosa e também de Morretes, no litoral do estado, a nova data foi confirmada pela organização da corrida.

A ideia é reduzir eventuais impactos no turismo da Serra aos domingos. “O Circuito Amazing Runs tem como principal função promover o turismo sustentável e conscientizar os atletas sobre a importância da preservação da biodiversidade. Visando atender as solicitações e nos aproximar ainda mais da comunidade, mudamos a data para evitar prejuízos financeiros aos comerciantes e garantir a movimentação turística na região, já que domingo é considerado o dia da semana com a maior visitação na tradicional Estrada da Graciosa”, explicou Raul Trauczynski, da equipe técnica da Global Vita Sports, que organiza a competição.

A Estrada da Graciosa (PR-410) contará com bloqueio parcial das 6h às 07h, e total das 07h 11h. A orientação é que durante este período os motoristas utilizem apenas a BR-277 para chegar ao Litoral Paranaense ou retornar para Curitiba.

A prova

Já são mais de 800 atletas de diversas partes do Brasil confirmados na conhecida Corrida da Graciosa, que já está em sua décima sétima edição. O percurso da prova é a antiga rota de tropeiros que subiam do mar até a região de Curitiba, e que foi transformada em estrada pavimentada na segunda metade do século XIX. A grande novidade nesta edição é a inclusão de uma maratona (42km195m) considerada “casca grossa”, descendo e subindo a serra. Esta categoria teve as inscrições esgotadas logo que foram lançadas.

A organização do evento vai arrecadar brinquedos e alimentos não-perecíveis que serão doados integralmente à comunidade de moradores de regiões mais carentes da Serra da Graciosa. Os alimentos e brinquedos poderão ser doados pelos participantes durante a entrega de kits ou no dia da prova, no local de largada.