Ao Vivo

Temporal inimigo ‘do CLT’? Ciência explica porque chove na hora de ir embora do trabalho

5 de março de 2025

Foto: Redes sociais

Por g1

Olhar pela janela no início do expediente de trabalho e ver sol brilhando, mas na hora de ir embora dar de cara com um temporal caindo.

A cena, comum em dias Verão, rende brincadeiras nas redes sobre uma possível “conspiração meteorológica” contra os trabalhadores, mas o comportamento climático, na verdade, tem uma explicação científica simples.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), explica que as tempestades no fim do dia são típicas da estação porque, neste período do ano, o calor do sol aquece o solo e o ar durante o dia, intensificando a evaporação da água de rios, lagos e do próprio solo. O vapor sobe, encontra camadas mais frias da atmosfera e nuvens carregadas se formam.

Esse processo, que gera um acúmulo de umidade nas nuvens no decorrer do dia, é o que resulta nas pancadas de chuva – que pareceram esperar dar 18h para começar.

“Então a chuva ocorre exatamente quando o pessoal tá indo pegar filho na escola, tá saindo do trabalho e aí acontece todo aquele caos”, explicou.

O sistema meteorológico paranaense não tem uma medição específica de quanto choveu na cidade considerando apenas precipitações que aconteceram em finais de tarde, mas, de maneira geral, os números têm sido expressivos na capital.

Em janeiro, por exemplo, Curitiba teve chuvas acima da média. Foram 302,4 milímetros registrados, enquanto o esperado era 186,6 – 62% acima do previsto, de acordo com o Simepar. A característica da estação está entre os motivos para o acumulado, que em muitas cidades, causa alagamentos e problemas para a população.

Saiba mais