Temperaturas baixas podem causar doenças nos animais de estimação

31/08/2018 às 09:17. Comente esta notícia!

Os animais de estimação também sofrem com as baixas temperaturas durante o inverno. Segundo especialistas, o frio pode causar a cinomose, patologia que ataca o sistema nervoso dos cães e pode levar a morte, além da gripe canina. Para a médica veterinária Ana Carolina Hirata, além da imunização, os cães precisam de um bom abrigo no inverno, principalmente aqueles que ficam do lado de fora de casa, e muita hidratação.

“O animal quando está doente perde o apetite e diminui a ingestão de água. A gente vê a hidratação pela elasticidade da pele. Se estiver desidratado, a pele não fica elástica, e é recomendado procurar imediatamente um veterinário”, afirma.

Ela ainda explica que no inverno os animais devem ficar em lugar coberto para não tomar chuva, principalmente animais idosos e filhotes.

Os servidores públicos Luciana Camargo e João Fernando Martins afirmam que durante o inverno os cuidados com sua cachorrinha são redobrados, já que ela é idosa. “Eu sempre coloco uma roupinha nela e um cobertor mais largo. De manhã eu solto ela no corredor para tomar sol. Água tem que trocar bastante porque gela rápido, então tem que ficar sempre trocando”, diz. O casal conta que adotou a cachorra ao encontrar na rua depois de ter sido atropelada. Eles afirmam que é um reconhecimento pelo amor que recebem do animal. “Temos que tomar cuidados como se fossem crianças. Eles não têm como fazer por si mesmos. Esses cuidados são necessários. Não tem preço, nós temos um carinho grande pelos animais.”, diz.

A vendedora Aline Bomfim Albuquerque também diz que tem levado seu animal de estimação às clinicas veterinárias com mais frequência, pois ele sofre com tosse, espirro e gripe nas baixas temperaturas. “Eu liguei pra veterinário e descobri que era comum. Pensei que ia perder ele, mas agora que vi que isso acontece com frequência, principalmente no frio. Preciso acalmar ele”, diz.

Além das doenças respiratórias, os dentes dos animais também ficam mais sensíveis com as baixas temperaturas. O veterinário Ivo Canal, especialista em odontologia canina, afirma que o frio traz mais dor ao cachorro.

“Dói muito mais o dente ao tomar uma cerveja gelada do que um café quente, porque o frio ativa as terminações nervosas. Então, no inverno o cachorro também irá sentir dor odontológica maior”, explica.

Segundo os especialistas, o combate às doenças causadas pelas baixas temperaturas é a vacinação, que deve ser feita regularmente nas clínicas veterinárias.