Ao Vivo

Spotify lança podcasts com vídeo

29/07/2020 às 08:34.

O Spotify anunciou recentemente o lançamento global de podcasts com vídeo.

O novo recurso permite que todos os usuários, incluindo os gratuitos, assistam ao conteúdo em vídeo de um grupo selecionado de criadores de conteúdo.

Mas, diferentemente do YouTube, onde apenas assinantes pagos podem continuar ouvindo o conteúdo do vídeo em segundo plano enquanto fazem outras coisas no celular, o Spotify diz que seus usuários poderão escolher facilmente entre a versão do vídeo e o áudio, além do áudio continuar reproduzindo em segundo plano conforme você usa outros aplicativos, mesmo se bloquear o telefone.

Os podcasts de vídeo são suportados no aplicativo para computador e móvel e o vídeo servirá como um componente adicional, não como um substituto para o áudio. Isso significa que você ainda poderá transmitir o áudio ou baixar o podcast para ouvir offline, se quiser.

Para os criadores, o lançamento de podcasts em vídeo representa uma oportunidade para aumentar seu público, diz Spotify. Muitas vezes, os podcasts já têm uma opção de vídeo, mas até agora, o Spotify não oferecia meios para os criadores compartilharem em sua plataforma.

Isso significava que os criadores de podcast distribuíam seu podcast de áudio no Spotify e outros serviços de distribuição de podcast, mas publicavam seus vídeos no YouTube.

Mas ser capaz de publicar diretamente no Spotify significa que os criadores poderão se conectar mais diretamente com os ouvintes de podcast, em vez de ter que competir em uma plataforma mais ampla que coloca seus programas entre uma variedade de outros conteúdos.

O vídeo também oferece ao Spotify um novo local para vender publicidade, mas a empresa se recusou a comentar sobre sua estratégia de publicidade, dizendo que ainda estava nos “estágios iniciais”.

Por enquanto apenas alguns criadores de conteúdo estão com essa função liberado, como é o caso do Book of Basketball 2.0, Fantasy Footballers, The Misfits Podcast, H3 Podcast, The Toast Morning, Higher Learning with Van Lathan & Rachel Lindsay e The Rooster Teeth Podcast.

A mudança da empresa para o vídeo foi quase inevitável. Em fevereiro, o Spotify adquiriu o The Ringer para aprimorar seu conteúdo esportivo de podcast. O acordo veio com uma operação de vídeo no YouTube, que sinalizou interesse em uma presença expandida na mídia.

Desde então, o Spotify assinou acordos de podcast de alto perfil que também podem ser facilmente traduzidos para vídeo, incluindo um com a Warner Bros. focado em super-heróis da DC, que o Spotify disse em junho mais tarde poderia incluir “nova programação da propriedade intelectual original”.

Os podcasts de vídeo já começaram a ser lançados no mundo todo, então em breve já devemos começar a ver a novidade no Brasil.

Via: Publicitários Criativos