Ao Vivo

Sinistro: moto “fantasma” andanda sozinha em estacionamento de Londrina

06/09/2021 às 12:00.

As imagens são de arrepiar. Simplesmente a moto que estava parada em um estacionamento de Londrina, na região norte do Paraná, anda sozinha pelo local.  

O registro foi feito no dia 28 de agosto, mas ganhou viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Assista ao vídeo. 

Nas imagens é possível ver a moto estacionada em uma vaga de um condomínio da cidade. Momentos depois, a moto começa a andar aos poucos. O sensor de luz do estacionamento também é ativado, deixando o ambiente claro. Em seguida, a moto cai no chão. 

O dono da moto, Darcy Furquim, disse em entrevista do G1 Paraná que chegou em casa do trabalho por volta das 19h e deixou o veículo estacionado, como faz todos os dias. 

Ele disse que percebeu que a moto estava caída no chão ao sair de casa para passear com o cachorro. Ao checar as imagens de câmeras de segurança, se surpreendeu. 

Darcy com a moto. Foto: Arquivo pessoal

“É uma situação que foge da normalidade, mas não é uma situação que é um fantasma, um espírito, acredito. Deve ter sido uma pane”, opinou. 

Darcy lembrou que tinha tirado a chave da ignição. Mesmo assim, uma hipótese levantada por ele era de que o veículo estivesse engatado.  

Por achar a imagem curiosa, o motociclista resolveu postar as imagens em uma rede social. Ele contou que não esperava que o vídeo tivesse uma grande repercussão. 

Mas o que será que aconteceu? Pane elétrica, falta de revisão, algo sobrenatural? O G1 ouviu alguns mecânicos que analisaram o que pode ter feito uma moto andar sozinha.  

Para o mecânico Leonardo Augusto de França, um episódio como esse não é comum, mas pode acontecer por causa de curto-circuito na parte elétrica da moto. 

 “Eu já vi acontecer algumas vezes. Provavelmente deixaram a moto estacionada engatada, ela deu a partida e acabou andando sozinha, se arrastando. Não anda retinha, bonitinha, mas anda. É uma pane elétrica que pode ser causada por um problema no chicote, mau contato, umidade da chuva, enfim, vários problemas. Eu vejo como um defeito apenas”, afirmou. 

Já o outro mecânico, Vagner Nogueira, disse que existe a possibilidade de a moto ligar assim caso ela esteja engatada, mas que logo deveria cair e não andar como nas imagens registradas. 

 “Trabalho há 36 anos com isso e nunca vi algo assim. Para mim é meio chocante, meio impossível de explicar. A primeira coisa, se ela fosse andar, ia cair do pezinho. Não tem como. Temos que arranjar outra explicação para isso aí. Não sei o que falar ou no que acreditar, mas é estranho. Era para ela cair de imediato e não fazer todo aquele trajeto”. Contou ao G1. 

Darcy usa moto para trabalhar todos os dias — Foto: Arquivo pessoal

Por Alexandra Fernandes com informações G1 Paraná