Ao Vivo

Sines oferecem 798 vagas de emprego para pessoas com deficiência

25/09/2018 às 11:08.

A Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência oferece 798 vagas de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência. O serviço está disponível nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nas Ruas da Cidadania e no escritório central da entidade. Além destas, há outras 307 vagas que podem ser acessadas também pelo segmento, totalizando uma oferta inicial de 1.107 vagas.

A informação é do diretor de Relações do Trabalho da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho, Cesário Ferreira Filho. “São 798 vagas, mas este número pode aumentar no decorrer da semana, de acordo com a disponibilidade das empresas conveniadas. Os interessados podem comparecer nas agências do Sine em toda a cidade e ver o que mais se encaixa com o seu perfil e as suas habilidades”, explicou.

A intensificação da oferta de oportunidades de emprego nas dez Regionais Administrativas do município é uma das estratégias do evento, que foi aberto com uma palestra no Ministério Público do Trabalho, no começo da tarde desta segunda-feira (24/9). O órgão conta com uma câmara técnica específica para esse grupo de trabalhadores.

Para quem também está interessado em melhorar o desempenho na competição por um posto de trabalho, acontecerá na Biblioteca Pública do Paraná palestras sobre orientação profissional e desenvolvimento de carreira. O evento será na quarta-feira (26/9) à tarde. Além disso, serão apresentados cases de sucesso de funcionários contratados e empresas contratantes de pessoas com deficiência.

A ação será encerrada com um mutirão, durante toda a sexta-feira (28/9), quando 36 empresas terão representantes conversando diretamente com os candidatos às vagas no “Dia D” da Semana da Empregabilidade. As empresas se cadastraram para participar da Semana e foram selecionadas por oferecerem mais vagas que as demais e também por demonstrarem que efetivamente contratam empregados com esse perfil.

O mutirão será na sede da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, na Rua Schiller, 159, no Cristo Rei. De acordo com Denise Moraes, coordenadora da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Lei de Cotas foi aprovada há 27 anos, mas as vagas ofertadas muitas vezes solicitam um perfil muito distante da realidade dos candidatos com deficiência.

“Outra situação bastante comum é a dificuldade que as pessoas com deficiência com formação superior encontram em se colocar em vagas dentro das suas áreas específicas de atuação. Por isso, A Assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência em parceria com a Superintendência do trabalho e do emprego da FAS elaboraram uma programação que visa promover mudanças neste cenário”, explicou Denise.


Serviço: Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
Data: de segunda (24/9) a sexta-feira (28/9)
Workshop: quarta-feira, das 13h às 17h, no auditório da Biblioteca Pública – Rua Cândido Lopes, 133
Feira de Empregos: sexta-feira, das 9h às 16h, na Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Rua Schiller, 159