Ao Vivo

Shoppings apresentam plano para quando governo liberar a reabertura

30/04/2020 às 16:09.

A Associação Brasileria de Shopping Centers (Abrasce) anunciou uma série de medidas para a reabertura dos estabelecimentos na medida em que os governos estaduais e municipais forem liberando o funcionamento do comércio durante a pandemia do coronavírus, o que ainda não tem data para acontecer na maior parte do Brasil. O planejamento da Abrasce prevê a abertura de shoppings com uma série de ações, como restrição a cinemas e a atividades de entretenimento e para crianças.

Foto: Pixabay

No Paraná, o governador Ratinho Jr publicou decreto essa semana determinando que a reabertura de serviços não essenciais, como shoppings e academias, só vai acontecer mediante avaliação técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Glauco Humai, presidente da associação, apontou que espera retorno do poder público e baseou o protocolo em medidas anunciadas em outros países. “A gente usa a Alemanha como referência. Temos observado os Estados Unidos, a Ásia, então se os governos sentirem espaço para abertura dos comércios, nós conversamos com alguns setores, bares e restaurantes, e ainda com pessoas da saúde para entender a efetividade da doença”, disse Humai.

O protocolo de reabertura divulgado pela Abrasce pede que não sejam promovidos eventos de reabertura dos shoppings e que continuem suspensas quaisquer atividades que possam atrair grande número de pessoas. O funcionamento ainda é colocado com horário reduzido e retomada gradual das atividades.

Via: Tribuna Do Paraná