Shazam da natureza: aplicativo descobre o nome de plantas e animais através de fotos

06/04/2018 às 16:12. Comente esta notícia!

Lembra quando surgiu o Shazam, o querido aplicativo que nos salva quando queremos saber o nome de uma música? Este modelo de ferramenta agora está se expandindo e a novidade é um aplicativo que “descobre” nomes de plantas e animais.

O app Seek foi criado pela ONG Inaturalist e reúne informações coletadas pela empresa com inteligência artificial, sendo capaz de te dizer com precisão qual é aquela planta bonita que você acabou de ver mas não sabe qual é.

Eles já possuem um banco de imagens imenso, mas o processo funciona basicamente desta maneira: a pessoa interessada em descobrir faz uma foto e envia para o App. A imagem é analisada e comparada com o acervo, que já possui algo em torno de 30 mil imagens e continua crescendo cada vez mais. Quando a foto é compatível com alguma espécie já catalogada, acontece uma espécie de “match” e o Seek envia para o usuário informações da Wikipédia com todos os dados já coletados daquela espécie.

E somos nós que ajudamos o aplicativo a crescer, pois conforme mais enviamos as imagens, mais o acervo aumenta. E a fim de estimular as pessoas a fazerem exatamente isso, o Seek oferece distintivos aos usuários, que são “premiados” a cada nova descoberta. A ideia é contribuir com a ciência e na conservação da biodiversidade.

Criativo, educativo e divertido, o app pode ser uma ótima ferramenta para nos aproximarmos mais do mundo animal e vegetal e compreendermos que tudo faz parte de um mesmo sistema, do qual precisamos cuidar e conservar.

Dá uma olhada na interface para compreender como funciona o Shazam da Natureza:

shazam da natureza

Para fazer o download na Apple Store clique aqui e na Google Play aqui.

shazam da natureza

Fotos: divulgação

 

 

 

Via: Razões Para Acreditar