Ao Vivo

Seu marido pode ser o culpado pelo seu ganho de peso, diz estudo. Entenda

25/06/2019 às 10:36.

Se você sempre manteve uma rotina saudável de exercícios e alimentação, estava satisfeita com o seu corpo e, depois do casamento, nunca mais conseguiu exibir as formas de antigamente, saiba que o seu marido pode, mesmo sem saber, ser o grande responsável pelo seu ganho de peso. No entanto, antes de arrumar discussão em casa, você precisa entender por que isso acontece.

pikselstock/Shutterstock

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, o compartilhamento de guloseimas como pizzas, sobremesas e pipoca, comportamento típico da vida a dois, é um dos principais hábitos que contribuem para a obesidade de ambos.

O trabalho científico avaliou informações relacionadas a genética, hábitos e ambientes domésticos da infância e vida adulta de 20 mil pessoas e conseguiu comprovar que, independente do tipo físico pessoal, a convivência com o parceiro dentro de uma mesma casa contribui de forma significativa para o aumento de peso.

RASimon/istock

De acordo com Chris Haley, coordenador do estudo, o fenômeno pode ser explicado basicamente de duas formas: além da natural mudança de alimentação e aumento na quantidade de comida preparada, muitas pessoas deixam de praticar atividades físicas depois de iniciarem uma vida em família.

Por outro lado, o estudo mostra que o casamento pode ser essencial para reverter o cenário pouco saudável quando, em comum acordo, ambos passam a se incentivar e se motivar mutuamente a experimentar cardápios mais equilibrados e adotar uma rotina ativa de exercícios e práticas esportivas.