Sentir sono exagerado pode indicar que você está bebendo pouca água: entenda

09/07/2019 às 08:35.
cansaco sono dormindo onibus 0617 1400x800
skynesher/iStock

Sentir muito sono ao longo do dia imediatamente é relacionado à falta de sono ou ao esgotamento físico. A condição, no entanto, precisa ser investigada, pois pode ser resultado desde problemas graves de saúde ou até mesmo a algo mais simples, como pouco consumo de água.

Desidratação provoca sono excessivo

agua em excesso 1216 1400x800 3
kokouu/iStock

Se você sente sono excessivo ao longo do dia, procure perceber se não está bebendo pouca quantidade de água. A desidratação do organismo provoca redução no volume de sangue, fazendo com que o coração passe a bombear de forma menos eficiente, roubando energia e, consequentemente, causando cansaço e sonolência.

A quantidade exata de líquido que uma pessoa deve ingerir ao longo do dia pode variar de acordo com a estrutura física e hábitos de cada uma, mas uma maneira simples de saber se está bebendo água suficiente é observar a cor da sua urina.

sono cansaco trabalho 1016 1400x800
Katie_Martynova/istock

Se a coloração do seu xixi é clara, quase transparente, você provavelmente está bem hidratado, mas se ele aparece muito escuro, é preciso então aumentar o consumo de água para evitar problemas de saúde.

É válido ressaltar ainda que beber água não é a única maneira de garantir hidratação do corpo. Frutas e vegetais frescos, por exemplo, são fontes naturais de água que, com as proporções certas indicadas por um profissional de saúde, podem até substituir alguns copos diários de água.

Via: Vix