Ao Vivo

Sem humanos nas praias, tartarugas ameaçadas de extinção invadem litoral

07/04/2020 às 08:48.

Algumas praias do continente asiático receberam visitantes especiais nessa quarentena. Em razão do distanciamento das pessoas do litoral, as tartarugas Olive Ridley – espécie ameaçada de extinção, retornaram em grande quantidade para a costa da Índia.

Mais de 300 mil tartarugas chegam na costa da Índia devido isolamento social (Foto: Getty Images)

Nas praias de Rushikulya Rookery e Gahirmatha, no estado de Odisha, foi registrada a chegada mais de 300 mil tartarugas, anualmente elas atravessam o oceano e chegam na costa para deixar seus ovos, mas em pequena quantidade.

“A última vez em que as tartarugas foram vistas a luz do dia foi em 2013. Normalmente, elas costumam vir para a praia durante a noite. O mês de março foi especial para nós”, disse Amlan Nayak, guarda florestal do distrito.

Os turistas costumam fazer visitas frequentes nessa região, além de muitos caçadores que vão nessas praias, em período de desova das tartarugas, com a intenção de esperar elas chegarem e retirarem seus ovos para comercializar, ajudando na extinção da espécie.

Alguns ambientalistas dizem que não acreditam na ligação da quarentena com esse fenômeno, mas consideram o episódio como apenas uma coincidência, “reduzir as baixas das tartarugas marinhas e/ou os danos que seus ovos sofrem em dias normais”, explica, o ambientalista de Bhubaneswar e presidente da Orissa Environment Society, S.N. Patro.

Via: Revista Glamour