Segundo Dia D da campanha nacional de vacinação é neste sábado

31/08/2018 às 09:21. Comente esta notícia!

Neste sábado (1/9), pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças para serem vacinadas contra sarampo e poliomielite terão uma nova oportunidade. Em Curitiba, 11 unidades de saúde estarão abertas, das 9h às 15h, para o segundo Dia D da campanha nacional de vacinação. O primeiro Dia D foi no sábado anterior (18/8).

A vacinação é indicada para crianças de 12 meses a menores de 5 anos, mesmo para aquelas que já foram imunizadas anteriormente e estejam com a carteirinha em dia.

“Convocamos todos os pais e responsáveis de crianças na faixa etária indicada para que levem as crianças aos postos, assim manteremos a nossa população mais protegida”, diz o direto do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira.

A campanha nacional de vacinação começou em 6 de agosto. Em Curitiba, embora as coberturas das vacinas tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) e da poliomielite sejam altas – 96% e 93% em 2018, respectivamente – o município optou por aderir ao segundo Dia D da campanha para fortalecer a estratégia nacional. O Ministério da Saúde optou por imunizar mesmo as crianças que já estão com o esquema vacinal completo levando em conta o contexto epidemiológico atual do país.

De acordo com o ministério, 312 municípios brasileiros estão com cobertura abaixo de 50% para poliomielite. Além disso, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Há, ainda, casos isolados importados registrados em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Rondônia, em Pernambuco e no Pará.

Curitiba tem 87.552 crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos, público-alvo da ação. Destas, 70% (61.507) foram vacinadas neste mês de campanha contra poliomielite e 66% (57.431) contra sarampo.

Para ser vacinado, é preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação.

Além do segundo dia D que será realizado no sábado, nesta quinta (30/8) e sexta-feira (31/8) 110 unidades básicas de saúde de Curitiba irão vacinar as crianças. O horário de funcionamento pode ser conferido neste link.

 

 

SEGUNDO DIA D

Veja a lista de unidades de saúde que abrirão neste sábado, das 9h às 15h, em Curitiba, para a Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite.

 

Distrito Bairro Novo

Unidade de Saúde Parigot de Souza

Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

 

Distrito Boa Vista

Unidade de Saúde Bacacheri

Av. Erasto Gaertner, 797 – Bacacheri

 

Distrito Boqueirão

Unidade de Saúde Menonitas

Rua Domicio da Costa, 52 – Xaxim

 

Distrito Cajuru

Unidade de Saúde Cajuru

Rua Pedro Bochino, 750 – Vila Oficinas

 

Distrito CIC

Unidade de Saúde Campo Alegre

Avenida das Indústrias, 1.749 – CIC

 

Distrito Matriz

Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho

Rua 24 de Maio, s/nº, Praça Ouvidor Pardinho

 

Distrito Pinheirinho

Unidade de Saúde Vila Feliz

Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Unidade de Saúde Vila Machado

Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2.959 – Pinheirinho

 

Distrito Portão

Unidade de Saúde Vila Guaíra

Rua São Paulo, s/nº – Vila Guaíra

 

Distrito Santa Felicidade

Unidade de Saúde Campina do Siqueira

Rua General Mario Tourinho, 1.684 – Campina do Siqueira

 

Distrito Tatuquara

Unidade de Saúde Moradias Santa Rita

Rua Adriana Zago Bueno, 743 – Tatuquara