Se você é solteira, deve ser porque é incrível demais para o mundo (dizem especialistas)

24/06/2019 às 10:22.

Já teve a sensação de que talvez você seja maravilhosa demais para qualquer pretendente que apareça em seu caminho? Pois há vários indícios, até mesmo científicos, de que mulheres cada vez mais seguras estão com dificuldades em ter novas experiências amorosas.

Afinal, a sociedade está preparada para lidar com a autonomia das mulheres que sabem o que querem de suas vidas? Sejam suas escolhas viajar o mundo ou largar o emprego para cuidar dos filhos?

A verdade é que durante séculos o relacionamento entre homens e mulheres seguiu um padrão desvantajoso para elas, em que submissão e poucos direitos de escolha guiavam a relação. Hoje, ainda bem, não é mais assim.

No entanto, o estranhamento da sociedade com a nova mulher existe e é documentado: estudos ao redor do mundo têm apontado para a nova realidade dos relacionamentos entre homens e mulheres — não que elas estejam, necessariamente, preocupadas com isso.

Inteligência X beleza

casal namoro sapatos 0916 1400x800
beeboys/Shutterstock

Na hora da conquista, o que vale mais: um bom papo ou alguém com aparência agradável para os seus olhos?

Um estudo realizado pela Escola de Economia de Varsóvia, na Polônia, analisou um dados da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que promoveu um encontro às cegas com 500 estudantes.

O experimento reforçou a ideia de que homens se sentem intimidados por mulheres inteligentes. Nele, após os encontros, os participantes declararam se gostariam de ter uma segunda ocasião com a pessoa, com um simples “sim” ou “não”, e também avaliaram o par em inteligência e aparência física em uma escala de 0 a 10 pontos.

Entre os resultados mais significativos, foi apontado que mulheres estavam mais dispostas a sair com alguém que não consideravam atraente, contanto que fosse inteligente. Já os homens não quiseram um segundo encontro com mulheres que marcaram mais de 8 no quesito inteligência, de acordo com o estudo.

Mulheres decididas sofrem estigma

feliz trabalho mulher profissional 0118 1400x800
PeopleImages / iStock

Não é só nos relacionamentos íntimos que a capacidade intelectual da mulher se torna algo indesejável.

Ao menos é o que indica uma análise de diversos estudos coordena pela psicóloga Melissa J. Williams, que confirmou que ter poder de decisão é visto de forma diferente em homens e mulheres no local de trabalho.

Na pesquisa, enquanto um homem forte com convicção de suas atitudes era aprovado pelos seus colegas de trabalho, uma mulher com as mesmas características era classificada como agressiva. Não exatamente como menos capaz, porém, como alguém de desagradável convivência.

A causa, segundo pesquisadores, pode ser relacionada à construção social de que homens devem ser líderes e mulheres, amorosas e submissas. Assim, se uma menina ou mulher sai desse padrão, ela é criticada e desaprovada.

Esse estudo analisou o local de trabalho, mas seus resultados podem ser expandidos para outras áreas da vida cotidiana.

Na realidade, estes estudos não pretendem condenar todos os homens, mas escancarar a realidade dos padrões que ainda regem os relacionamentos.

Portanto, se você é segura de si, mas está com certa dificuldade de encontrar alguém que corresponda ao seu padrão e sua maneira de ver a vida, lembre-se de que não é você que precisa mudar, e sim a cultura ultrapassada de que o homem deve ser superior à mulher em um relacionamento.

Além do mais, os tempos estão mudando e a transição está a favor das mulheres. É possível que, quando finalmente encontrar a pessoa certa, o seu relacionamento será mais satisfatório do que você imagina.

Via: Vix