Saques do PIS/Pasep começou essa semana

19/06/2018 às 08:42. Comente esta notícia!

Brasileiros com mais de 57 anos, titulares de contas inativas dos fundos dos programas de Interação Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), já podem, a partir desta segunda-feira (18) sacar seus recursos.

Foto: Reprodução/Instagram/Caixa

O saque será ampliado, entre os dias 14 e 28 de setembro, para todas as idades, diferentemente do que ocorria até então, quando o saque total só podia ser feito quando o trabalhador completasse 70 anos, se aposentasse, tivesse doença grave ou invalidez ou fosse herdeiro de titular da conta.

Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP?

Tem direito ao saque servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971, quando o PIS/Pasep foi criado, até 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque.

Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites da Caixa e do Banco do Brasil.