São José dos Pinhais recebe Mutirão do Diabetes para atendimento gratuito à população

22/11/2018 às 08:14. Comente esta notícia!

Centro Paranaense de Oftalmologia (CPO) com apoio da Novartis promovem conscientização sobre a doença com exames gratuitos

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, um mutirão organizado pelo Centro Paranaense de Oftalmologia (CPO) será realizado em São José dos Pinhais, no próximo sábado, 24 de novembro das 8h às 17h com atendimento gratuito à população no Parque São José, na região central da cidade.

Dentre os serviços, a ação contemplará realização de exames e distribuição de material educativo sobre a doença silenciosa que afeta cerca de 13 milhões de pessoas somente no Brasil.¹

  O Mutirão do Diabetes chega este ano pela primeira vez à cidade de São José dos Pinhais, integrando um conjunto de mutirões pelo país. A iniciativa é um desdobramento do Mutirão do Diabetes de Curitiba, realizado desde 2013 com o objetivo de trazer à população das comunidades carentes informações sobre a doença. Nesse período, cerca de 10 mil pessoas foram atingidas pelas ações de conscientização e de estímulo à adesão do tratamento.

A ação conta com apoio da farmacêutica Novartis e prevê atender 5 mil moradores, oferecendo atendimento especializado e multidisciplinar com exames de fundo de olho e de pé diabético, fotocoagulação, avaliação para detecção da retinopatia e teste de glicemia, além de organizar shows e palestras de caráter educativo para ajudar a população a prevenir a doença, ou a lidar melhor com ela.

Após a realização dos exames, os pacientes serão direcionados e orientados para prosseguir com o tratamento gratuito e os dados coletados serão fornecidos ao Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Diabetes para o levantamento clínico-epidemiológico.

Sobre a doença e o acesso a informação

O diabetes é uma enfermidade silenciosa, associada principalmente à herança genética, mas também relacionada ao estilo de vida, em que os diagnosticados apresentam deficiência na função do hormônio insulina. Por se tratar de uma doença sistêmica, pode desencadear outras complicações como problemas renais e doenças oftalmológicas – pessoas com diabetes têm 60% mais chance de desenvolver catarata e 40% mais de desenvolver glaucoma². O tratamento alia medicamentos e controle alimentar e é disponibilizado pelo SUS.

A Novartis lançou o portal De Olho No Diabetes (www.deolhonodiabetes.com.br), com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a visão dos pacientes diabéticos. O site reúne informações, notícias, serviços e atividades e destaca riscos e formas de prevenção das doenças oculares.

O portal oferece ainda uma plataforma que permite encontrar especialistas – endocrinologistas e oftalmologistas – e centros de referência em cuidados da visão, seja para diagnóstico, tratamento ou acompanhamento. A busca é feita com o CEP do usuário, o que permite encontrar o profissional mais próximo de sua casa ou trabalho.

Serviço:

Data: 24/11/2018

Horário:  8h às 17h

Local: Parque São José

Endereço:  R. Joaquim Nabuco, 3676-3748 – Centro, São José dos Pinhais – PR, 83005-450

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo.

Saiba mais em www.novartis.com.

 

Referências

  1. Sociedade Brasileira de Diabetes. Acesso em: 25/10/2018. Disponível em: htps://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes
  2. Sociedade Brasileira de Diabetes. Acesso em: 25/10/2018. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/complicacoes/complicacoes-do-diabetes