Sal negro, do himalaia, refinado… Qual é a diferença entre um sal e outro?

04/05/2018 às 10:17.

Foto: Pixabay

Confira as principais diferenças de cada sal:

Sal líquido
Com menor teor de sódio que o refinado, também é indicado para quem busca uma alimentação mais saudável. Tem sabor suave e é obtido pela dissolução de sal de altíssima pureza e sem aditivos em água mineral. A cada 1 grama, há 110 mg de sódio.

Sal light
É o mais indicado, principalmente para os hipertensos. Motivo: tem menos sódio que o refinado! Em 1 grama de sal light há 197 miligramas de sódio.Sua composição é de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Sabe por que isso é bom? Porque o nosso organismo depende justamente de sódio (retentor de líquidos) e potássio (diurético) para manter um equilíbrio hídrico regulado por sódio e potássio. A contraindicação fica apenas para quem tem doença renal.

Sal Rosa do Himalaia
A fama dos benefícios dele é boa. Há uma promessa de que ele é rico em minerais, contém menos sódio, além de ajudar a melhorar o sono, entre outras “cositas más”. Mas será que é tudo isso mesmo? Se formos comparar a quantidade de sódio, a diferença não é tão grande. Segundo um estudo da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade Putra Malásia, em 5 gramas do Himalalia há apenas 53,1 miligramas de sódio a menos do que o refinado. Quanto a ser rico em minérios, essa pode ser uma verdade. Mas ele não serve como fonte de nutrientes, pois para se obter esses benefícios é preciso ingerir uma quantidade muito superior aos 5 gramas diárias recomendadas. Detalhe: a cada 1 grama, há 230 miligramas de sódio.

Sal Negro
Com grãos grossos e cinza-rosado, esse sal vindo da Índia não é refinado. Conta com cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro e compostos de enxofre, o que deixa o sabor bem forte. Em 1 grama de sal negro, 380 miligramas são de sódio.

Sal Marinho
“O sal marinho não tem aditivos químicos e conta com menor teor de sódio que o sal refinado”, afirma Roseli. Esse tipo é mais puro, afinal ele é obtido pela evaporação da água do mar e não passa por nenhum refinamento, o que significa que mantém minerais como iodo. Em relação ao sabor, é mais suave também. Em 1 grama de sal, há 420 miligramas de sódio.

Sal Refinado
Vale ressaltar que o famoso sal de mesa passa por um processo industrial de refinamento em que se perde 84 minerais, entre eles enxofre, bromo, magnésio e cálcio, segundo Natália Soares, nutricionista da Clínica Dermais. “Ele é mais pobre em nutrientes além de acrescentarem aditivos químicos que o mantém branquinho e soltinho”. Trata-se de uma mistura de 60% de cloreto e 40% de sódio, substâncias que, juntas, formam o sal. Em 1 grama dele, há 450 mg de sódio.

Sal Grosso
É o sal antes de passar pelo refinamento, ou seja, ele ainda conta com os 84 minerais. Vale dizer que a cada 1 grama desse sal, há 450 miligramas de sódio, que é a mesma quantidade do refinado.

Flor de Sal
Esse sal gourmet é crocante e translúcido. Retirado da camada mais superficial das salinas, contém magnésio, iodo e potássio. Mas nem tudo que reluz é ouro. A flor de sal tem mais sódio que o refinado! A cada 1 grama, há 450 miligramas de sódio!