Ao Vivo

Ruas e avenida de quatro bairros de Curitiba mudam velocidade máxima e ganham radares; saiba quais são

23/04/2021 às 04:54.

A Prefeitura de Curitiba informou, nesta quinta-feira (22), que três ruas e uma avenida da cidade vão ter mudanças de limite de quilometragem, ao longo da próxima semana, nos bairros Jardim Botânico, São Francisco, Juvevê e Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Os radares, que já foram instalados, começam a operar no limite de 50km/h em alguns trechos e 40 km/h em um dos pontos.

Os trechos estão recebendo sinalização alertando sobre a fiscalização, de acordo com a prefeitura.

“Também estamos fazendo a divulgação para avisar os motoristas com antecedência sobre a intervenção”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Novo limite de velocidade

Segundo a prefeitura, a instalação dos radares e a mudança na velocidade foram pedidos da população. Moradores abriram reclamações sobre o comportamento imprudente dos motoristas e a Superintendência de Trânsito (Setran) adotou as medidas.

Veja quais são os trechos com mudança no limite de velocidade:

  • Avenida Prefeito Maurício Fruet: 50 km/h

No bairro Jardim Botânico, foi substituído o radar instalado próximo a um supermercado, na Avenida Prefeito Maurício Fruet. Segundo a prefeitura, a avenida, que faz a ligação entre bairros e com travessias de pedestres em muitos pontos, mudou o limite de velocidade para 50 km/h.

  • Rua Nilo Peçanha: 50 km/h

O trecho da Rua Nilo Peçanha, no bairro São Francisco, vai ganhar fiscalização eletrônica nas proximidades de um supermercado. O objetivo é reduzir acidentes na via, que passou a ter limite de velocidade de 50 km/h.

Segundo a prefeitura, a Rua Nilo Peçanha, somente no trecho entre as ruas Carlos Pioli e Lysímaco Ferreira da Costa (com duas curvas em sequência), registrou dez colisões ao longo de 2020.

  • Rua Almirante Tamandaré: 50 km/h

Cortando o bairro Juvevê, a Rua Almirante Tamandaré faz ligação de parte da região norte com a região central de Curitiba. A análise técnica da Setran constatou perigo de acidentes nas proximidades com o cruzamento da Rua Augusto Stresser, onde foram registrados pedidos da população e agora um novo radar começa a funcionar, com velocidade máxima de 50 km/h.

  • Rua Padre Paulo Warcocz: 40 km/h

Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a Rua Padre Paulo Warcocz, no cruzamento com a Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, vai passar por mudança a velocidade máxima será de 40 km/h.

Segundo a prefeitura, há grande demanda de travessia de pedestres, com escola nas proximidades, e os radares vão trazer mais segurança.

Via: G1 Paraná