Rua do Centro se torna a primeira via interativa de Curitiba

29/10/2018 às 10:29. Comente esta notícia!

A Alameda Prudente de Moraes, no Centro de Curitiba, tornou-se a primeira rua interativa da cidade por meio de um projeto-piloto de uma startup especializada em comunicação urbana, que teve autorização da prefeitura. O projeto começou nesta semana.

Foram instalados, em duas quadras da via, equipamentos que disparam mensagem para os celulares das pessoas que passam pelo local. Para isso, é preciso estar com o bluetooth e a localização ligados.

Dessa forma, as pessoas podem receber informações sobre o comércio e os serviços existentes na via ou no entorno, onde têm restaurantes, cafeterias, sorveterias, bares e lojas de moda, por exemplo. Não é preciso baixar nenhum aplicativo, segundo a empresa.

“Simbolicamente, a rua estabelece um diálogo com as pessoas que estão passando por ela. A rua manda uma notificação pro celular e podem revelar uma série de experiências muito particulares da cidade”, afirma Paulo Hansted, CEO da MCities.

A interatividade criada permite, por exemplo, que as pessoas recebam cardápios secretos de restaurantes da região.

Em um primeiro momento, são disparadas informações sobre um projeto que espalhou caixas de abelhas pela cidade, sobre os três menores cafés de Curitiba, que ficam na região, e sobre cardápios misteriosos disponíveis nos estabelecimentos próximos.

Pelo caminho, também é possível encontrar várias placas com QR Code, que oferecem informações sobre a rua, eventos, passeios e experiências por toda a cidade.

Inicialmente, a tecnologia da rua interativa está disponível para celulares com o sistema operacional Android. Em breve, segundo a empresa, a solução estará disponível para iOS.

A novidade também está sendo programada para chegar a mais vias da capital nos próximos meses, como a Rua XV, no Centro, e a Itupava, no Alto da XV.