Rotatória movimentada de Curitiba receberá estátua gigante doada por chineses

15/09/2017 às 12:10.
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

governo chinês acaba de presentear Curitiba com uma estátua de Confúcio em bronze e aço de quase 3 metros de altura e 1,2 tonelada criada pelo artista Wu Weishan, um dos grandes nomes da escultura moderna chinesa. Para aproveitar a homenagem, a prefeitura encomendou um novo largo para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Rotatória movimentada ao lado da Praça do Rio Iguaçu, no Centro Cívico. Espaço receberá o Largo da China até o fim de setembro.  Foto: Reprodução / Google Maps

Foto: Reprodução / Google Maps

 

O espaço escolhido é a rotatória ao lado da Praça do Rio Iguaçu, no cruzamento das ruas Marechal Hermes e Deputado Mário de Barros, no Centro Cívico. O Largo da China, como foi batizado oficialmente, será inaugurado até o final de setembro e conta com projeto do arquiteto Guilherme Klock. Todas as informações foram confirmadas à reportagem pelo secretário de comunicação da prefeitura Marcelo Cattani.

Confúcio

Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

 

O presente do governo do país asiático não foi à toa. A Bienal de Curitiba deste ano homenageia a China e vai reunir diversos eventos e exposições culturais para celebrar a arte chinesa. O novo espaço público em Curitiba, porém, será permanente para abrigar o presente recebido. A rotatória também irá ganhar um novo projeto paisagístico, com flores de diferentes cores formando o desenho do Yin-Yang.

 

largo-curitiba-china-estatua-chines4

Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

 

No Museu de Najing, na China, há uma galeria permanente de obras do autor da escultura e o Instituto Politécnico de Macau mantém um estúdio dedicado aos seus trabalhos. Atualmente Wu Weishan é diretor do Museu Nacional de Arte da China.

 

largo-curitiba-china-estatua-chines

Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

Fonte: Haus – Gazeta do Povo