Ronaldinho Gaúcho leva bronca do Barcelona por apoio a Bolsonaro

17/10/2018 às 08:13.

Atual embaixador do Barça, o ex-meia se pronunciou apoiador do candidato do PSL no Instagram e provocou reação da cúpula do clube catalão. Rivaldo também tomou dura!

Ronaldinho postou foto no Instagram com número de Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram

A chapa de Ronaldinho Gaúcho esquentou no Barcelona. Embaixador oficial do clube, o ex-jogador se pronunciou favorável ao candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, e acabou tomando um puxão de orelha da cúpula da equipe catalã. A bronca se estendeu a outro ex-atleta do clube, o também embaixador Rivaldo, que seguiu o exemplo do colega de seleção e apoiou publicamente o político.

Em nota oficial, o porta-voz do Barça, Josef Vives, foi enfático. “É evidente que nós defendemos valores democráticos que não estão de acordo com as ideias e os pronunciamentos deste candidato à residência do Brasil. Mas por sermos um clube democrático, respeitamos as opiniões mesmo que sejam contrárias às nossas.

O clube respeita a liberdade de expressão de todo o mundo”. No entanto, reforçou que os valores xenófobos e homofóbicos de Bolsonaro estão em desacordo com os valores do clube e que, apesar de não romper relações com Ronaldinho, o Barça vai observar atenciosamente a evolução do caso para tomar as decisões que julgue necessárias.

O caso ganhou a atenção da imprensa espanhola. O jornal da Catalunha Sport publicou reportagem, na qual, entre outras coisas, acusa Bolsonaro de difundir “homofobia, misoginia e racismo ao longo dos mais de 30 anos de carreira política”. Tal posicionamento, segundo o periódico, é contrário à ótica do clube catalão, um dos que têm se mostrado contrário ao candidato. O fato de Ronaldinho representar a marca do time no âmbito mundial causou o mal-estar e, de acordo com o jornal, deve deixá-lo de molho nos próximos jogos dos Legends, equipe que costuma se apresentar em grandes eventos de divulgação do Barcelona.