Rodrigo Santoro e mais brasileiros são convidados para Academia do Oscar

29/06/2017 às 08:27.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, convidou 774 novos artistas do cinema para fazerem parte do seu quadro de membros. Entre esse grande número de nomes estão brasileiros como Rodrigo Santoro e Kleber Mendonça Filho, diretor de “Aquarius”.

Além desses dois, outros brasileiros que receberam convites são Walter Carvalho, diretor de fotografia de “Carandiru” e “Central do Brasil”; a cineasta Heloísa Passos; Nelson Pereira dos Santos, diretor e roteirista; Cacá Diegues, diretor de “Deus É Brasileiro”; Affonso Beato, diretor de fotografia de “A Rainha”; o roteirista Mauricio Zacharia; e Karim Aïnouz, diretor de “Praia do Futuro”.

Outros convidados na lista: Kristen Stewart, Shailene Woodley, Sarah Paulson, Amy Poehler, Maya Rudolph, Tom Felton, Rupert Grint, Barry Jenkins (que ganhou a estatueta por “Moonlight”), Gal Gadot, Janelle Monaé, Justin Timberlake, Lin-Manuel Miranda, Tom Ford, Channing Tatum, Amanda Seyfried, Rami Malek, Dwayne Johnson, e vários outros. Um bom número dos atores convidados é de especialistas em comédia ou filmes de ação, incluindo boa parte do elenco de “Vingadores”.

Alguns dados:

Neste ano, a Academia bateu seu recorde de convidados; em 2016, 683 nomes da indústria foram indicados. Agora, são 774 convidados de 57 países. A convidada mais nova é Elle Fanning, de 19 anos, enquanto a mais velha é Betty White, de 95. Três casais foram convidados – um deles são os atores Chris Pratt e Anna Faris!

Para serem indicados, os atores precisam ter participado de no mínimo três filmes, enquanto diretores precisam ter feito pelo menos duas produções. Indicados ao Oscar são automaticamente considerados para fazer parte da Academia, mas o convite nem sempre é garantido.

Além disso, para ser convidada, a pessoa precisa ter o “apoio” de dois colegas da mesma área – então um ator que recebeu o convite foi apoiado por outros dois atores, um diretor foi apoiado por outros dois diretores, e assim vai.

Todos os membros votam nos indicados ao Oscar, mas depende do campo de atuação – atores só votam em atores, diretores só votam em atores, e etc. Em Melhor Filme, todos votam.

Veja todos os convidados da Academia neste link!