Ao Vivo

Rodízio no abastecimento é suspenso pela Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana

23/12/2020 às 07:30.

Foto: USP Imagens.

O rodízio no abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana foi suspenso pela Sanepar até o dia 3 de janeiro de 2021. Essa medida foi possível devido ao volume de chuvas do final de novembro e início de dezembro – que aumentou o nível das barragens.

Além disso, outro ponto que permitiu a suspensão foi o consumo mais consciente de água por parte da população – que atendeu à campanha Meta 20. Condições que elevaram o nível das barragens, permitindo um fôlego no abastecimento, neste período.

Mesmo com essa suspensão, a Sanepar diz que é importante que a população não mude os hábitos de economia, mesmo neste período de suspensão.

Só pra alguns bairros de cinco cidades da região metropolitana que a suspensão do rodízio não acontece. Isto porque nestas cidades a captação de água é feita por meio de poços e, neste caso, as chuvas não alteraram a disponibilidade de água.

São elas:

Almirante Tamandaré

Colombo

Quatro Barras

Tijucas do Sul

Bocaíuva do Sul

Historicamente, há um aumento de consumo de cerca de 5% neste período de festas. Isto significa, segundo a empresa, um consumo a mais de 400 litros de água por segundo, o suficiente para atender uma cidade com aproximadamente 150 mil pessoas.

Nesta terça-feira, o nível médio dos reservatórios da Sanepar alcançou 40,86%, um número bem acima ao do dia 11 de novembro, quando as quatro barragens que abastecem Curitiba e região metropolitana chegaram a ter 26,7% da capacidade.

Fonte Tribuna do PR