Foto: USP Imagens.
O rodízio no abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana foi suspenso pela Sanepar até o dia 3 de janeiro de 2021. Essa medida foi possível devido ao volume de chuvas do final de novembro e início de dezembro – que aumentou o nível das barragens.
Além disso, outro ponto que permitiu a suspensão foi o consumo mais consciente de água por parte da população – que atendeu à campanha Meta 20. Condições que elevaram o nível das barragens, permitindo um fôlego no abastecimento, neste período.
Mesmo com essa suspensão, a Sanepar diz que é importante que a população não mude os hábitos de economia, mesmo neste período de suspensão.
Só pra alguns bairros de cinco cidades da região metropolitana que a suspensão do rodízio não acontece. Isto porque nestas cidades a captação de água é feita por meio de poços e, neste caso, as chuvas não alteraram a disponibilidade de água.
São elas:
Almirante Tamandaré
Colombo
Quatro Barras
Tijucas do Sul
Bocaíuva do Sul
Historicamente, há um aumento de consumo de cerca de 5% neste período de festas. Isto significa, segundo a empresa, um consumo a mais de 400 litros de água por segundo, o suficiente para atender uma cidade com aproximadamente 150 mil pessoas.
Nesta terça-feira, o nível médio dos reservatórios da Sanepar alcançou 40,86%, um número bem acima ao do dia 11 de novembro, quando as quatro barragens que abastecem Curitiba e região metropolitana chegaram a ter 26,7% da capacidade.
Fonte Tribuna do PR