Ao Vivo

Restaurantes populares de Curitiba distribuem itens de higiene à população de rua

12/05/2020 às 08:04.
Restaurantes populares distribuem para pessoas em situação de rua itens de higiene doados. Foto: Divulgação

Além dos lanches oferecidos diariamente nos restaurantes populares da Prefeitura, as pessoas em situação de rua atendidas em Curitiba pelo programa Mesa Solidária também tiveram uma boa surpresa no último domingo (10/5). Eles receberam sabonetes e xampus para higienização pessoal doados pelo empresário Rafael Magosso.

Foram 8,5 mil sabonetes e 2,5 mil xampus repassados à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e entregues às pessoas nos restaurantes populares e também a entidades que dão apoio às pessoas em risco social, como asilos e casas lares.

Responsável pelo Mesa Solidária, a gerente de Programas Alimentares da SMSAN, Morgiana Kormann, agradeceu a doação feita pelo empresário da capital. “Este é mais um exemplo da mobilização de toda a sociedade curitibana para reduzir as desigualdades sociais, principalmente, neste momento de combate aos efeitos na pandemia do novo coronavírus”, salientou.

A doação dos itens de higiene pessoal complementa o trabalho já realizado, diariamente, pela Fundação de Ação Social (FAS).

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social, que cedem espaços e apoio logístico, com instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Também receberam os itens de higiene, na semana passada, o Pequeno Cotolengo, o Socorro aos Necessitados, a Associação Batista de Ação Social de Curitiba (Projeto Cristolândia), Asilo São Vicente e Comunidade Terapêutica do Santuário do Perpétuo Socorro. Os itens doados foram entregues aos representantes das entidades no Centro do Distribuição dos Armazéns da Família, no Cajuru.

Mesa Solidária

Lançado no fim de 2019, o Mesa Solidária oferece gratuitamente, diariamente, marmitas e lanches a pessaos em situação de rua nos restaurantes populares do Capanema (das 19h às 21h) e da Matriz (das 16h às 18h). O atendimento é feito, no contraturno das unidades, por equipes da Prefeitura e voluntários das 30 instituições parceiras.

Atualmente, são servidos 750 lanches e marmitas diariamente.

Via: Prefeitura De Curitiba