Restaurante de Curitiba dá sobremesa se você não mexer no celular durante a refeição

27/03/2017 às 08:23.

A ação do restaurante japonês Kandoo tem o objetivo de incentivar a interação entre os clientes e aprimorar a experiência gastronômica.

O celular por um brigadeiro. Essa é a troca proposta, toda sexta-feira na hora do almoço, pelo restaurante japonês Kandoo, em Curitiba. Ao chegar ao local, o cliente é convidado a colocar seu aparelho celular em uma sacola lacrada e passar a refeição longe do telefone. Se conseguir resistir à tentação de olhar as notificações, é presenteado com um brigadeiro da casa. A ação, batizada de “detox eletrônico”, foi idealizada há mais de um ano, após a proprietária do Kandoo perceber que os clientes raramente comiam sem os eletrônicos por perto. “A gente começou a notar que as pessoas chegavam pra almoçar com o amigo inseparável: o celular”, lembra Valéria Vicenti.

Sacola utilizada para lacrar o celular do cliente durante a refeição. Foto: Divulgação

Sacola utilizada para lacrar o celular do cliente durante a refeição. Foto: Divulgação

Incomodada com a falta de interação entre os clientes, Valéria decidiu desenvolver uma ação que incentivasse o diálogo. “Tinha que fazer uma coisa democrática, para que a pessoa tivesse o desejo de fazer o desafio. Daí pensamos no brigadeiro”, conta.

Para Valéria, os aparelhos celulares não só impedem a interação entre os clientes, mas também prejudicam a experiência gastronômica vivenciada por eles. “Se você colocar a comida em combate com outro item de dispersão, a comida perde, porque a comida é emotiva, sensitiva, experimental. Se você não estiver conectado [com a refeição], você não está comendo, você está engolindo”, reflete.

Resultados

A ideia de deixar a refeição mais doce e pessoal funcionou: segundo a proprietária, 70% dos frequentadores do local aderem à ação. Como consequência do “detox eletrônico”, o tempo de permanência no restaurante aumentou de 8 a 10 minutos. Além disso, o consumo da sobremesa oferecida pela casa como cortesia também cresceu em 40%. “As pessoas estão se dando o direito de chegar à sobremesa, que na correria do dia a dia é uma coisa que elas não fazem”, opina a proprietária.

Serviço

R. Dr. Alexandre Gutierrez, 732 – Batel. (41) 3206-3206.

Funciona de segunda a sábado das 11h30 às 14h30 e das 19h às 23h30.

Via: Gazeta Do Povo