Relação de ‘amizade’ entre touro de rodeio e cachorro vira-lata chama atenção no noroeste do Paraná

17/12/2018 às 09:16.

A relação de “amizade” entre um touro de rodeio e um cachorro vira-lata tem chamado a atenção em Cianorte, no noroeste do Paraná. Segundo os moradores, tudo começou há cerca de quatro meses, quando o boi ficou doente e precisou ser isolado do rebanho.

Foi nessa época que o cachorro apareceu por lá. O vira-lata foi adotado pelos moradores e batizado de Guerreiro. Desde então, quem vê a dupla todos os dias, garante que, onde um vai, o outro vai atrás.

“O cachorro lambe o focinho do boi, o boi lambe o cachorro. Fica a maior alegria dos dois. É bonito de ver”, conta Ednaldo Alves da Luz, que trabalha como caseiro da propriedade onde vive o boi.

O touro, que tem 4 anos e é da raça Caracu, é conhecido pelos moradores como Soberano, mas é chamado de Copo de Leite na propriedade, que fica em uma área rural perto da cidade. Ele é animal de rodeio, considerado bravo, exceto com Guerreiro.

O motorista de caminhão boiadeiro Valdecir Lopes Nogueira diz que quando voltam com o touro de algum rodeio, o cachorro está sempre esperando.

“Pode chover, trovejar, ele [o cachorro] está ali. E não separa mais não. Às vezes, a gente vai pro rodeio, e a gente embarca os bois. Na hora de soltar os bois, ele está ali, no mesmo lugar, esperando o boi voltar”, detalha.

A dona de casa Marilena Bacelar é quem dá comida para o Guerreiro todos os dias. Ela conta que o vira-lata vai até a casa dela almoçar e, depois, volta correndo para o pasto.

“Ele come tudo, eu faço um almoço reforçado pra ele. Ele come e vai embora”, relatou.

Para a consultora de beleza Elza Palhares a relação dos dois animais é um exemplo.

“É uma história muito linda, muito linda mesmo. Porque existe ser humano que não trata os outros com o mesmo carinho que esse cachorro tem por esse boi. É um cuidado muito grande, uma amizade muito linda. Eu acho maravilhoso esse relacionamento deles”, disse Elza.

Relação de ‘amizade’ entre touro Soberano e vira-lata Guerreiro chama atenção em Cianorte, no noroeste do Paraná — Foto: Reprodução/RPC

Relação de ‘amizade’ entre touro Soberano e vira-lata Guerreiro chama atenção em Cianorte, no noroeste do Paraná — Foto: Reprodução/RPC