Reggaeton sobe 300% no Youtube com vídeos como os de Luis Fonsi, J Balvin e Maluma

17/11/2017 às 08:20.

A música latina experimenta um boom em 2017. Os astros que exploram o gênero estão no topo das listas de música mais ouvidas e batem sequências de recordes internacionais. Há quatro meses, o fenômeno “Despacito” pôs a música de Luis Fonsi e Daddy Yankee como a mais ouvida da História do streaming: seis meses após ser lançada, rodou 4,6 bilhões de vezes nas plataformas. Nesta semana, o Youtube mostrou que, neste ano, 20 vídeos ultrapassaram a marca de 1 bilhão de visualizações — um crescimento de 300% de acordo com o site de vídeos. No top 3 de clipes mais visualizados estão Luis Fonsi, J Balvin e Maluma.

— É um gênero lindo, começando a explodir, e já está ocupando o número 1 no mundo inteiro — elogia o colombiano de 23 anos, que esteve no Brasil há uma semana, e defende a música de associações ao machismo: — O reggaeton se transformou. De certa forma, muitas canções vão neste caminho, mas não podemos rotular todo um estilo musical.

 Maluma deixou o futebol para investir na músicaMaluma deixou o futebol para investir na música Foto: Divulgação

J Balvin também já esteve por aqui e, recentemente mostrou que quer abraçar a América de Sul a Norte. Nos Estados Unidos, ele caiu nas graças de Beyoncé, que participou de uma versão de “Mi gente”, arriscando-se até no Espanhol do colombiano. Veja um trecho da parceria:

Já o porto-riquenho Luis Fonsi foi procurado por Demi Lovato, e os dois lançarão, na próxima sexta-feira, a música “Echame la culpa”, com a americana do Novo México cantando também em Espanhol.

Também em referênciaà língua hispânica, e não por acaso, a noite de gala “Person of the year”, associada ao Grammy, homenageou, na última quarta-feira, Alejandro Sanz. A noite teve apresentações de Camila Cabello, Luis Fonsi, David Bisbal e da brasileira Anitta. Há pouco tempo, a poderosa comentou que tem intenção de explorar o nicho.

“Essa língua é algo incrível em todo o mundo. Todos estão escutando músicas em espanhol. No Brasil, as pessoas não tinham o costume de escutar música no idioma”, disse Anitta, em entrevista à TV Excelsior no México, no meio do ano. Na próxima segunda-feira, ela lançará “Downtown”, gravada em Nova York, ao lado de J Balvin.

Via: Jornal Extra