Quer ter uma pele mais bronzeada nesse verão? Aposte na cenoura e mamão

 

A pele é o maior órgão do corpo humano e exerce diversas funções como regulação térmica, defesa do organismo e controle do fluxo sanguíneo. E, com a chegada do verão, é cada vez mais comum ver as pessoas se preocupando em deixar a epiderme bronzeada.

Se você não abre mão de ter aquele bronze, saiba que o ideal é investir em uma dieta rica em carotenoides, licopeno e luteína –todos estão presentes em alimentos laranjas, amarelos e vermelhos. Mas tomar sol tem suas ressalvas e, por isso, a exposição aos raios ultravioletas deve ser evitada entre 10h e 16h.

Confira os alimentos que potencializam a cor e ainda não deixam a pele manchada, indicados pelos especialistas Marcella Garcez, nutróloga, professora e diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia); Denise Steiner, dermatologista e conselheira da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora em dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Fernanda Junqueira, dermatologista do Hospital Sírio Libanês.

 

Coloque no prato:

iStock

 

Cenoura

É um tubérculo pouco calórico, rico em carotenoides e vitamina A, que está muito ligada à saúde da pele. Além disso, age como um fotoprotetor e garante um bronzeamento por mais tempo.

 

Getty Images

 

Mamão

Possui médio índice glicêmico e funciona como um bom regulador de intestino. Também possui betacarotenos, o que intensifica o bronze na pele. Ele também pode ser consumido com outras frutas e em formato de suco. Misture-o com acerola, manga, ameixa e manga.

 

 

Abóbora

Rica em carotenoides, o alimento possui fibra e ainda garante que o efeito sol permaneça mais tempo na pele. Também é responsável por dar mais saciedade e ainda ajuda a reduzir sintomas como irritabilidade, depressão e ansiedade.

 

iStock

 

Tomate

Rico em licopeno, a fruta também ajuda dar aquele aspecto “dourado” no corpo. O ideal é consumi-la na forma mais concentrada, no formato de molhos, já que o calor ativa o nutriente.

 

Istock

 

Açafrão

Especiarias de cor amarelada e alaranjada também auxiliam na manutenção da cor. Além do açafrão, coloque no prato cúrcuma, páprica e outros de coloração forte. Eles podem ser usados como temperos ou para colorir alimentos.

 

Melhor evitar:

Álcool

Se ingerida em excesso, a bebida desidrata deixando a pele ainda mais sensível, favorecendo o aparecimento de queimaduras e vermelhidão.

 

Ultraprocessados

Se forem consumidos em excesso prejudicam a saúde de maneira geral e ainda prejudicam a fixação da cor na pele. Durante o verão, invista em uma alimentação leve e saudável, rica em frutas, legumes e verduras. Além disso, dê preferência priorize sempre a os naturais ao invés de industrializados.

 

 

Fonte:  Uol