Quem sente dor nas costas precisa saber que a causa pode ser EMOCIONAL

18/01/2019 às 17:43. Comente esta notícia!

 

Aquela dor nas costas que gera desconforto e afeta as atividades diárias está relacionada a diversos fatores, que vão desde a má postura e idade até fraturas. Mas este incômodo também pode ser associado a causas emocionais, quando as tensões e ansiedade atingem a coluna e provocam este mal.

Especialistas do programa Seca Você Renove, da CEO Mayra Cardi, afirmam que quando o indivíduo não consegue lidar com as emoções, estes sentimentos negativos se manifestam no corpo de alguma forma. E a coluna está entre as áreas mais afetadas.

Dores na coluna e problemas emocionais

Ansiedade, estresse, insônia e depressão podem gerar dores crônicas em todo o corpo, especialmente em áreas de sustentação, como as costas. Estes são chamados sintomas psicossomáticos, ou seja, quando um sinal físico é o resultado de alterações psicológicas.

Isso acontece porque o estado emocional altera todo o organismo, influenciando na postura, tensão e contração dos músculos – o que provoca dores e mal-estar. “Como se fosse realmente um peso nas costas”, explicam os especialistas do Seca Você Renove em post nas redes sociais.

“Pessoas com tendências depressivas sofrem duas vezes mais de dores na coluna. Você pode estar carregando um bagagem emocional muito grande e sua coluna sentindo”, completam.

Diagnóstico e tratamento

Quando um especialista não consegue detectar as causas das dores das costas após a realização de exames e avaliação da rotina postural, o motivo pode estar ligado às emoções.

Uma visita ao psicólogo para pode auxiliar no diagnóstico e tratamento mais preciso. Nestes casos, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios não são eficazes para as dores desaparecerem de vez. É preciso um acompanhamento multidisciplinar para não sofrer mais com este desconforto.

 

 

Fonte:  Vix