Pular café da manhã faz mal ao coração e aumenta chances de ter infarto, diz pesquisa

28/06/2019 às 08:17.
cafe da manha 1118 1400x800
Nadir Keklik/shutterstock

Se você é daquelas pessoas que não gostam de comer logo depois de acordar, é bom repensar seus hábitos. Pular o café da manhã pode aumentar as chances de sofrer com doenças cardíacas no futuro.

Foi o que concluiu um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, que acompanhou os hábitos de 6.550 norte-americanos por 20 anos: quem fica sem tomar café da manhã corre risco 87% maior de morte por causas relacionadas ao coração.

Não tomar café da manhã faz mal?

Segundo a pesquisa, os indivíduos que disseram não tomar café da manhã apresentaram três vezes mais chances de sofrer um infarto. O jejum prolongado também foi associado a obesidade, hipertensão e altos níveis de colesterol.

A explicação é simples, segundo o professor de epidemiologia Wei Bao, que coordenou o estudo. Quando não tomamos café da manhã, a tendência é comer mais ao longo do dia, e o apetite acumulado pode levar a exageros.

infarto doenca coracao 0319 1400x800
Lightspring/shutterstock

Apesar de ser reconhecidamente a “refeição mais importante do dia”, a rotina estressante e a correria diária fazem com que cada vez mais pessoas sacrifiquem o café da manhã, de acordo com os dados revelados pelo estudo.

“Há uma tendência crescente de negligenciar o café da manhã nos últimos 50 anos nos Estados Unidos, com 23,8% dos jovens afirmando que pulam esta refeição todos os dias”, afirmaram os pesquisadores.

Via: Vix