Projeto “Tecendo Solidariedade” em prol do Câncer de Mama acontece nesse domingo

18/10/2019 às 14:24.

CULTURA, ARTESANATO E SOLIDARIEDADE

Projeto reúne artistas, voluntárias e pacientes com câncer de mama num evento em prol do Setor de Mama do HC

                 Linhas coloridas e agulhas de crochê foram o início desse projeto “tecido” por voluntárias e pacientes de câncer de mama do Hospital de Clínica do Paraná. O resultado dessa iniciativa poderá ser conferido num evento que vai reunir atividades culturais, a venda de artesanato e informação sobre câncer de mama, no “Tecendo Solidariedade – artesanato e cultura – marcado para o dia 20 de outubro, no histórico Palácio Garibaldi.

                    O ponto de partida foi a intenção de reduzir o desconforto da espera pelos exames. A iniciativa da médica radiologista e Diretora do Centro de Diagnóstico da Mama do HC, Dra. maria Helena Louveira, pretendia atenuar a ansiedade que exames e biópsias podem gerar nos pacientes e tornar a  longa espera mais agradável. Por isso, ela reuniu um grupo de voluntárias, pediu a doação de material e propôs às pacientes interessadas que fizessem aulas de crochê e fuxico, durante o tempo ocioso dentro do hospital.  Assim, nasceu o Tecendo Solidariedade, com um resultado muito positivo. A maioria das pacientes aceitou participar e todo material produzido por elas passou a ser unido pelas voluntárias, sob  a orientação de crocheteiras  mais experientes

                    Mantas, susplats, almofadas e outras lindas peças foram surgindo. Mas faltava um lugar onde toda a produção pudesse ser vendida, para que o dinheiro retornasse para o setor de mama. Foram meses em busca de um espaço que entrasse como parceiro no projeto. Há pouco mais de um mês, a presidência do Palácio Garibaldi se dispôs a abrigar um bazar. Além disso, vários músicos curitibanos aceitaram o convite para fazerem apresentações e tornarem o evento ainda mais atraente.

                    A ONG Freguesia do Livro também topou estar presente, promovendo a troca de livros. Material informativo sobre o câncer de mama foi produzido para alertar o público dos riscos do câncer de mama, que só este ano deve atingir quase 60 mil mulheres no Brasil. Além disso, o Palácio Garibaldi decidiu ampliar a ajuda e vai servir um Brunch e transferir um percentual da receita para o projeto.

                   A divulgação deste evento é importante para que mais pessoas sejam convidadas a ver de perto e adquirir as criações do Tecendo Solidariedade para, deste modo, tornarem o atendimento, no Centro de Diagnóstico da Mama do HC, ainda mais humanizado e a rotina de pacientes com câncer de mama, um pouco mais leve.

Tecendo Solidariedade – Artesanato e Cultura

Dia: 20.10 (domingo)

Local: Palácio Garibaldi

Horário: Das 10 às 15h

Entrada gratuita

Adesão para o Brunch: R$ 100,00