Ao Vivo

Projeto instala comedouros para animais de rua

26/04/2017 às 08:21.

A ideia consiste na instalação e monitoramento de comedouros/bebedouros nas ruas de Americana, no interior de São Paulo.

O projeto que tem apoio da prefeitura de Americana, está em funcionamento desde março e já possui três pontos instalados em áreas públicas com maior número de animais abandonados.

Os kits de comedouros/bebedouros que são canos de PVC adaptados têm capacidade para 4 kg de ração, que deve ser reposta diariamente. O financiamento do “AlimentaCão” é realizado por empresas da iniciativa privada e por voluntários.

Objetivo do projeto

Como consta no site do projeto, o objetivo é alimentar cães de rua “para que tenham uma vida mais saudável, visto que é muito alto o risco de desnutrição, levando em conta a grande quantidade de animais abandonados pelas cidades da região.”

Uma vez alimentados, evita-se que os cães tenham a imunidade baixa e não fiquem suscetíveis a doenças.

Como participar

Voluntários e patrocinadores que desejam participar do AlimentaCão devem preencher o formulário disponível no site do projeto ou no aplicativo do vereador Guilherme Tiosso.

Depois de passar por uma entrevista e assinar termo de compromisso em monitorar o ponto, uma equipe fará uma visita técnica ao local antes de realizar a instalação.

“O ponto é custeado pelo mantenedor ou empresa apoiadora”, informa o site.

Cada ponto custa em torno de R$ 80,00 e pode ter custo adicional se houver a necessidade de cobertura para o local escolhido.

A manutenção do ponto

Depois que o voluntário ou empresa comprou o kit que já foi adequadamente instalado:

“A manutenção, limpeza, troca da água e abastecimento são feitos pelo tutor ou mantenedor, que poderá solicitar ajuda da população vizinha ao ponto instalado.”

Por meio de doações de ração de moradores para manter os comedouros e apoio de petshops, clínicas veterinárias e empresas especializadas em produtos agrícolas, a iniciativa deve ser ampliada e novos pontos serão instalados pela cidade.

Via: Awebic