Projeto dos polvos de crochê que “abraçam” prematuros chega ao Brasil: faz bem aos bebês?

14/06/2017 às 11:19.

Nascido em 2013, na Dinamarca, o Projeto Octo é uma iniciativa criada para garantir mais conforto e melhorar o desenvolvimento de bebês prematuros em tratamento na UTI neonatal.

bebes prematuros brinquedo 0417 400x800

Seus criadores observaram que o contato com polvos feitos de crochê estimula alguns benefícios nos recém-nascidos e melhora o conforto dentro da incubadora.

No mundo todo, 16 hospitais usam a técnica e mais de 22 mil unidades já foram doadas.

Agora, a iniciativa chega ao Brasil com o nome “Um Polvo de Amor”, já presente em alguns hospitais. A ideia de importar o projeto dinamarquês foi da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, de Porto Alegre.

Benefícios aos bebês prematuros

bebe prematuro croche 0517 400x800

Foto: Maternidade Brasília / Prematuridade.com

A Maternidade de Brasília, no Distrito Federal, foi uma das primeiras a aderir à ideia. Com o projeto ainda em experimento, Ana Marily Soriano, coordenadora do Serviço de Neonatologia da instituição, afirma que os resultados são surpreendentes.

A hipótese é de que os polvos de crochê passem mais segurança para os bebês, deixando-os mais confortáveis por simular, em partes, o ambiente uterino.

“Quando o recém-nascido está dentro da barriga, ele brinca com o cordão umbilical, que parece com os tentáculos do polvo, e se apoia na parede uterina, que se assemelha à cabeça do brinquedo”, fala a médica.

Os pequenos ainda arrancam menos os fios de equipamentos de monitoração e a sonda de alimentação quando estão acolhidos pelos bichinhos, o que é muito comum acontecer com bebês internados.

Também é observada uma recuperação mais rápida das crianças. “Há realmente uma melhora na estabilidade da frequência cardíaca e na respiração dos prematuros. Eles ganham peso mais rápido também”, diz Soriano.

Ministério da Saúde não orienta o uso do polvo

bebe prematuro croche  0517 400x800