Ao Vivo

Programa da Prefeitura vai apoiar 455 projetos esportivos em 2021

11/03/2021 às 08:39.

– Na imagem, Vitor Tavares – Parabadminton. Foto: Washington Alves/CPB

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) divulgou, nesta terça-feira (9/3), a lista dos projetos aprovados do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte para este ano. Foram selecionados 455 projetos, sendo 358 de pessoas físicas (atletas, paratletas e técnicos) e 97 de pessoas jurídicas (instituições, federações, associações, clubes e equipes que desenvolvem atividades esportivas).

A lista com todos os projetos aprovados para 2021 pode ser acessada neste link.

Para este ano, o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte vai contar com R$ 4,7 milhões para o financiamento dos projetos aprovados. 

Esse recurso vem de 76 entidades incentivadoras, pessoas jurídicas de natureza esportiva, sem fins lucrativos, que possuem imóvel e que tiveram desconto de 66% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Do desconto são destinados 33,3% do saldo diretamente para o financiamento dos projetos aprovados do Incentivo ao Esporte. 

Modalidades

Agora em 2021 o Programa de Incentivo ao Esporte vai contemplar 60 modalidades esportivas, sendo 30 olímpicas, 15 paralímpicas e 15 não olímpicas.

Dos 358 projetos aprovados de pessoas físicas, 46 são de paratletas, 267 de atletas e 45 de técnicos. Entre as pessoas jurídicas, 49 são instituições que atuam com o esporte de alto rendimento; 31 de projetos que visam a participação esportiva; e 17 entidades com projetos da esfera educacional esportiva.

Todos os 578 projetos apresentados foram avaliados pela Comissão de Incentivo ao Esporte, que se reuniu virtualmente nesta terça (9/3) e que, após a análise e o indeferimento daqueles que não atenderam os critérios técnicos ou a documentação necessária, divulgou a relação com os projetos aprovados.

A Comissão é formada por representantes da Câmara Municipal de Curitiba, dos atletas, dos paratletas, da Procuradoria-Geral do Município de Curitiba, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e dos Clubes Sociais com indicação feita pelo Sindicato dos Clubes Esportivos do Estado do Paraná (Sindiclubes/PR) e pela Associação das Federações Desportivas Amadoras do Estado do Paraná (Afedap).

Como funciona 

O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos diretamente em projetos esportivos desenvolvidos em Curitiba. Saiba mais sobre o programa aqui

Via: Prefeitura De Curitiba