Professora de Yoga está ‘salvando’ bombeiros dos EUA da depressão

08/02/2019 às 18:40.

Foto: Reprodução / SWNS

 

O organização não-governamental Yoga For First Responders (YFFR) está acompanhando bombeiros de diversas brigadas dos Estados Unidos e ajudando-os a lidar com as demandas de seus perigosos trabalhos.

A instrutora Olivia Kvitne Mead, 36 anos, fundou a YFFR em 2013, inspirada por seu trabalho junto aos veteranos militares.

Com o auxílio da milenar prática oriental, Olivia tem ajudado bombeiros e socorristas a evitar o desgaste e o grande estresse causados por seus trabalhos, já que vivem atuando em ambientes de tensão e que é preciso agira sob-pressão, assim auxiliando-os a agir de forma mais eficiente no local das emergências.

“Há muitos programas especiais de Yoga para veteranos, mas todos eles são disponibilizados apenas com a aposentadoria em serviço”, disse Olivia. “Com os socorristas é diferente. Eles se mantém em seus empregos por 30 anos ou mais até se aposentarem. Eles vão trabalhar e vêem traumas, mortes, destruição, perda e o pior lado da humanidade, e logo em seguida voltam para casa e precisam exercer seus papeis de mãe e pai, marido ou esposa.”

Olivia, que é de Denver, no estado do Colorado, acredita que a Yoga possa ajudar a reduzir a taxa de problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e alcoolismo de socorristas e bombeiros norte-americanos.

De acordo com um estudo da Fundação Ruderman, mais socorristas cometeram suicídio em 2017 do que aqueles que foram mortos no cumprimento do dever.

 

Foto: Reprodução / SWNS

 

“Eu trabalhei com um bombeiro do estado de Iowa. Ele era um cara muito sisudo e não queria saber desse negócio de Yoga”, brincou. “Voltei ao corpo de bombeiros para dar aulas semanais aos que queriam. Quando expliquei pra esse cara que eu estava aqui para ajudá-lo a fazer seu trabalho com mais eficiência e garantir a ele noites de sono melhor dormidas, ele mudou de ideia. Veio em todas as aulas que eu fiz posteriormente.”

“Mais tarde soube que ele não conseguia dormir direito havia um ano por conta de ter socorrido algumas vítimas de um acidente de carro. Um dia esse homem chegou até mim e disse: ‘Depois de suas aulas de ioga, consegui dormir como uma criança na noite passada’”, conta Olivia.

 

Foto: Reprodução / SWNS

A fundadora do YFFR frisa que a Yoga não só ajuda os socorristas a lidar com o estresse do trabalho, como também permite que eles façam seu trabalho de maneira mais eficiente; especialmente porque ensina a eles técnicas de respiração profunda e controlada, que permite que os bombeiros exijam menos oxigênio enquanto lutam contra as chamas.

“O trabalho de respiração ajuda a tolerância ao CO2 no corpo”, disse Olivia. “Isso significa que, enquanto o tubo de ar de um bombeiro dura normalmente 15 minutos em ação, podemos fazer com que ela dure mais tempo.”

“O Yoga fortalece o corpo e o torna mais móvel, o que é muito importante para os socorristas, já que o corpo deles é sua ferramenta – mas a verdadeira essência do Yoga é o treinamento neurológico.”

 

Leia a matéria completa: Razões Para Acreditar.