Ao Vivo

Prefeitura do litoral paranaense distribui ivermectina para a população apesar de alerta da Anvisa

20/07/2020 às 08:31.

Entre a sexta-feira (17) e o sábado (18), a prefeitura de Paranaguá, no litoral paranaense, iniciou a distribuição para a população do medicamento ivermectina, que seria contra o coronavírus, mas não possui eficácia comprovada, segundo alerta da Anvisa.

Ao todo, 11.335 comprimidos foram entregues para cerca de 2.200 pessoas gratuitamente.

Uma estrutura foi montada pela prefeitura na Arena Albertina Salmon para a distribuição, que é feita diariamente das 8h às 18h. A equipe é formada por 150 profissionais, entre médicos e atendentes. O espaço tem 20 guichês de atendimento, 20 de triagem e de avaliação e 10 de farmácia, além de higienização.

Em um primeiro momento, o remédio está sendo entregue para pessoas com doenças pré-existentes comprovadas por meio de declaração médica e para moradores acima de 40 anos. Para retirar o medicamento, é necessário apresentar o Cartão SUS, comprovante de residência, RG e CPF. As senhas são distribuídas entre 8h e 16h.

A prefeitura declarou que “o ivermectina foi adotado pelo município como uma estratégia de enfrentamento à COVID-19, com base em experiências de outras cidades e países”.

Na última semana, em reunião remota da Frente Parlamentar do Coronavírus, da Assembleia Legislativa do Paraná, médicos debateram sobre o tratamento e a prevenção à doença com posições divergentes sobre o uso de medicamentos.

Um grupo de 257 médicos e administradores paranaenses e cerca de 3.500 médicos do Brasil inteiro, que defendem o uso da ivermectina, além da hidroxicloroquina e azitromicina, apresentou uma proposta de protocolo de tratamento preventivo à doença . O documento foi enviado à secretária estadual de saúde para análise.

Em contrapartida, a Sociedade Brasileira de Infectologia lembrou que o uso dos medicamentos não tem nenhuma comprovação científica, e que as pesquisas com a hidroxicloroquina já foram descartadas no mundo, tendo em vista a ineficácia.

Via: Mais Curitiba