Prefeitura de São José dos Pinhais abre concurso público para Guarda Municipal

31/01/2020 às 10:52.
 

 

A administração pública de São José dos Pinhais informa que foi divulgado nesta quarta-feira (29) o edital que oficializa abertura do Concurso Público para Guarda Municipal (GM).

O prefeito Toninho Fenelon autorizou a publicação da abertura do referido concurso, que está no Edital nº. 394/2020, onde a Comissão Executiva de Concurso Público, designada pelo Decreto Municipal nº 3329, de 07 de março de 2019, retificado pelo Decreto Municipal nº 3368, de 02 de abril de 2019 e Decreto Municipal nº 3.670, de 15 de janeiro de 2020, no uso de suas atribuições legais, divulga e estabelece normas específicas para a abertura das inscrições e realização de Concurso Público destinado ao provimento do cargo de Guarda Municipal.

Faça o curso oficial da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, basta clicar aqui

As inscrições para o Concurso Público da Guarda Municipal, na modalidade de Ampla Concorrência, iniciam no dia 13 de fevereiro e tem custo de R$ 100, havendo vagas para guardas municipais masculinos e femininos, sendo a jornada de trabalho é em regime de escala.

A iniciativa vem de encontro com a postura adotada pela gestão de investir continuadamente em Segurança, uma vez que São José dos Pinhais é uma das cidades mais importantes do Estado, bem como da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), seja pelo seu pólo industrial, posicionamento geográfico estratégico, ou pelo seu destaque e referência em diversas áreas, como produção de hortifruti ou o terceiro maior pólo automobilístico do Brasil.

O município tem hoje mais de 300 mil habitantes e tantas outras milhares de pessoas circulam pela cidade, seja a trabalho, deslocamento ou visitação. Não obstante o crescimento de cinturões populacionais e comerciais também se destaca em grande número.

Os interessados podem obter mais informações sobre o Edital no Portal da Prefeitura (www.sjp.pr.gov.br) na aba “O Município” e clicando em Concursos Públicos, ou por meio do link: http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/concursos/concurso_detalhes.php?cod=148&tipo= , as provas serão dos tipos Objetiva, Avaliação Psicológica, Exames Médicos, Teste de Aptidão Física e Investigação de Conduta.

Conhecimento

As ações voltadas para o setor de Segurança no município abrangem diversos aspectos da Segurança Pública, onde o Concurso para Guarda Municipal vem para agregar as conquistas dessa área, juntamente com outras iniciativas voltadas ao bem estar dos cidadãos.

Um bom exemplo disso foi à criação e implantação do aplicativo (APP) “153 Cidadão”, além da criação da Patrulha Maria da Penha, nova Base Móvel, nova Base Comunitária, bem como investimentos na área de tecnologia.

Com o aplicativo “153 Cidadão”, a população pode acionar de maneira rápida e segura a Guarda Municipal (GM) para atendimento de ocorrências e denúncias. Basta baixar o aplicativo 153 Cidadão pelo Apple Store para sistemas iOS e Play Store para Android. Entre outros recursos estão o botão de pânico e do botão Maria da Penha, este APP se mostrou eficiente também na inclusão social para pessoas com deficiências auditivas e de fala, uma vez que ela podem acessar e operar o aplicativo digitalmente.

Quanto à criação da Patrulha Maria da Penha, criada na atual gestão, atua na prevenção da violência doméstica e contra a mulher, e trabalha com as famílias e com os agressores, sendo que esta iniciativa é uma parceria entre Administração Pública e o Poder Judiciário.

Outro ponto que merece destaque junto a Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais é a retomada da Guarda Ambiental, onde as equipes da Guarda Municipal possuem servidores (GM’s) treinados para prevenir e atender ocorrências ambientais, protegendo a fauna e flora local.

Já a nova Base Móvel da GM, foi elaborada para garantir ações junto à comunidade, percorre os bairros e locais de grande concentração de pessoas, além de trazer maior integração com as demais forças policiais no combate à criminalidade. Outra ação de descentralização da Segurança é a nova Base Comunitária, localizada no bairro Borda do Campo, uma vez que este fica distante do centro da cidade e concentra uma grande parcela da população, desta maneira a Segurança é otimizada para a população daquela localidade e região. A Guarda Municipal de São José dos Pinhais é referência nacional no que diz respeito à segurança municipal, com uma estrutura ampla de treinamento e qualificação a GM do município evolui diariamente para melhor atender e assistir a população. Neste ano a Guarda Municipal deu mais um passo inovador na implementação de tecnologias de ponta para o combate a criminalidade e auxílio as demais forças policiais que atuam na cidade. Estamos falando da utilização de drones no trabalho diário da GM, bem como a conquista de celulares de última geração que facilitam o serviço no dia a dia.

Novas viaturas também foram adquiridas pela Secretaria de Segurança, garantindo assim o pronto atendimento às ocorrências e segurança para os agentes, uma vez que a frota é renovada constantemente, além da entrega de novas armas de grosso calibre, que ocorreu em dezembro de 2019.

Além dos bens materiais já mencionados, existe o fator humano, que faz total diferença na atuação da Segurança de São José dos Pinhais. Os guardas municipais todos os meses passam por treinamentos e qualificações, para que estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar e prevenir a criminalidade.

Em 2019, São José dos Pinhais recebeu o programa Em Frente Brasil e com ele vieram as trocas de experiência e parcerias (Força Nacional) que estão promovendo um trabalho conjunto com as forças policiais em prol da Segurança do município.

Segundo dados dos últimos três meses, da Gestão Operacional do programa Em Frente Brasil, as ações da Força Nacional, diretas ou integradas com a Guarda Municipal e demais forças de segurança pública, obtiveram bons resultados no período e números positivos e expressivos. Foram quase 30 mil pessoas abordadas, com pouco mais de 9 mil ações preventivas, além de 347 prisões e 62 menores apreendidos, bem como a apreensão 39 armas, 437 munições, quase 2,3 mil quilos de drogas e a recuperação de 121 veículos. Sendo estes apenas alguns dos dados que contribuíram para a queda nas taxas de roubo, furto e homicídio em São José dos Pinhais.

E por falar em parcerias, a Guarda Municipal atua constantemente com a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil, além é claro, com os agentes da Força Nacional. Com ações e blitze integradas, os resultados de redução da criminalidade são um crescente, e possui o apoio e aprovação dos são-joseenses. Outro fruto dessas parcerias é a iniciativa da criação de uma Central de Comunicação integrada com a PM.

Quando falamos que em São José dos Pinhais, a Segurança é levada a sério, não se pode deixar de mencionar um feito inédito para esta área: a Guarda Municipal de SJP é a primeira a integrar o Sistema de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR).

Das 35 corporações de guardas municipais no estado do Paraná, a de São José dos Pinhais foi a pioneira em lançar o acordo com a SESP, tendo com isso acesso a informações do sistema de investigação.