Ao Vivo

Prefeitura De Curitiba entrega 15,5 mil kits de alimentação para estudantes da rede municipal

13/05/2020 às 08:02.
Prefeitura entrega 15,5 mil kits de alimentação na Regional Bairro Novo. Foto: Divulgação

A Prefeitura destinou 15.510 kits de alimentação para famílias com filhos matriculados em escolas e CMEIs da rede municipal de ensino da Regional Bairro Novo, formada pelos bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará.

Os kits foram distribuídos em 50 pontos de entrega em ação organizada das 10h às 17h, e buscam compensar a ausência de alimentação escolar durante a suspensão das aulas em decorrência da covid-19. Conforme o decreto número 580, as aulas presenciais estão suspensas na rede municipal curitibana pelo menos até o dia 2 de julho.

A entrega dos kits seguirá até a próxima sexta, dia 15, em Curitiba, conforme cronograma (veja lista no final da matéria), nas escolas e CMEIs de cada regional. Ao todo, são cerca de 145 mil matriculados na rede curitibana.

Ajuda muito importante

A dona de casa Helen Caroline Churkin foi pela manhã ao CMEI Ciro Frare, no Ganchinho, buscar os alimentos. Ela é mãe do garotinho Arthur e disse que a ajuda chega em bom momento.

“É muito boa essa ajuda que a Prefeitura está dando para gente. Com a crise do coronavírus ficamos muito vulneráveis. É uma benção esta cesta, cheia de frutas e verduras. Vai nos ajudar muito”, agradeceu.

Trabalho voluntário

Outro que logo cedo apanhou seu kit foi José Volnei da Silva Santos, pai da Valentina, de 1 ano e cinco meses. O técnico de ar condicionado, que trabalha como autônomo, disse que viu o serviço minguar por conta da pandemia do coronavírus, mas agora o kit de alimentação dá novo fôlego à família.

“É uma ajuda muito significativa que estamos recebendo. No futuro, se eu puder contribuir com algum serviço voluntário para escola, poderão contar comigo com certeza”, garantiu.

Volnei tem mais duas crianças matriculadas na rede municipal de ensino: Alice, de 8 anos, e Amanda, 5, que estudam na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto.

“É uma situação bem estranha a que estamos vivendo. No começo, parecia férias mas não é. Foi uma mudança de hábito geral para as minha filhas e minha esposa. Tomara que isso logo acabe e elas possam voltar a escola”, torce.

Quem tem direito de receber

Para ter direito ao kit (um por criança), a família precisa ter filhos em escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.

Uma família que tenha dois filhos na rede municipal, por exemplo, terá direito a dois kits, e deverá preencher um formulário para cada criança/estudante.

Documentação necessária

No momento da retirada, o responsável pela criança matriculada precisa apresentar o CPF ou a carteira de identidade. Também precisa ter o nome do estudante matriculado e nome da instituição de ensino, para que seja feita a conferência dos dados.

O cronograma de fornecimento de kits nos CEIs contratados será informado posteriormente. Os pais/responsáveis devem aguardar a confirmação do cronograma que será enviado pelas unidades. As entregas são realizadas em horário determinado conforme cronograma, evitando, assim, as aglomerações e atendendo as recomendações dos órgãos de saúde.

Para retirada do kit na unidade, o uso de máscaras é obrigatório, bem como o distanciamento social adequado deverá ser respeitado. Em caso de dúvidas, procure o Núcleo Regional da Educação do seu bairro.

Próximas regionais:

Dia 13/5: CIC e Matriz.

Dia 14/5: Tatuquara e Pinheirinho.

Dia 15/5: Boqueirão e Cajuru.

Via: Prefeitura De Curitiba