Ao Vivo

Prazo para solicitar segunda via do título de eleitor termina nesta quinta (27)

27/09/2018 às 12:08.

Os eleitores paranaenses têm até esta quinta-feira (27) para solicitar a segunda via do Título de Eleitor. O prazo encerra dez dias antes das eleições, que vai ocorrer no dia 7 de outubro.

Esse é o prazo final para solicitação da via impressa do documento nos cartórios eleitorais. Para isso, o eleitor não pode ter pendências na Justiça Eleitoral e deve apresentar um documento com foto. O eleitor só pode solicitar a segunda via impressa na cidade onde vota.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) esclarece ainda o título de eleitor não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. O eleitor pode apresentar na mesa de votação qualquer documento oficial com foto.

Além disso, a outra alternativa é o título digital, o e-Título. O aplicativo pode ser baixado até o dia da eleição.

Para ativar o aplicativo, é necessário informar o número do título, nome, data de nascimento e nomes do pai e da mãe. Se não souber o número, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Se o eleitor fez a revisão biométrica, a versão digital aparecerá com foto e, dessa forma, poderá votar apresentando apenas o documento no aplicativo. Já o eleitor que não cadastrou a biometria, nesse caso deverá apresentar o e-Título junto com um documento com foto.

O aplicativo informa o local de votação e também oferece serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) esclarece que só poderão voltar nesta eleição os eleitores que atualizaram os dados até o dia 9 de maio e não têm pendências junto à Justiça.

Número de eleitores

O Paraná tem 7.971.087 eleitores, deste total, 7.164.065 ou 89,87%, fizeram a revisão biométrica. O estado tem 26.119 seções eleitorais.