Ao Vivo

Por falta de alunos, 15 ovelhas são matriculadas em escola na França

24/05/2019 às 11:36.

Para evitar o encerramento de uma classe como consequência da falta de crianças com idade adequada às turmas, os residentes de um pequeno povoado francês aos pés dos Alpes inscreveram, simbolicamente, 15 ovelhas nela nesta terça-feira.

As ovelhas — e agora alunas — três delas nomeadas “Saute-Mouton”, “baaaah-Beast”, “Panurge”, e as outras, foram integradas na lista de estudantes da comuna de Crêts-en-Belledonne.

Em março, a escola foi informada que uma de suas classes provavelmente seria fechada em setembro. No início do ano, as matrículas sofreram uma pequena queda: de 266 alunos para 261.

Nesta terça, um fazendeiro local entrou na escola com 50 ovelhas e seu cachorro, e 15 das felpudas (com certidões de nascimento em ordem) foram inscritas na presença de alunos, pais e professores.

Gaelle Laval, integrante de uma associação de pais e uma das organizadoras da iniciativa, disse:

— Há crianças com dificuldades, mas o Ministério da Educação Nacional não se preocupa com argumentos, apenas com números.

Gaelle admitiu “ter jogado com o humor para mobilizar as pessoas” e evitar um “desastre” real na escola, na qual a prefeitura local investiu muito nos últimos anos.

Os pais dos alunos também enfatizaram que com uma classe encerrada, as outras menores seriam sobrecarregadas de crianças no início do próximo ano letivo.

Via Jornal Extra