Ao Vivo

Por “cincão”, você contempla Curitiba de uma torre de 109,5 metros de altura

20/10/2017 às 08:16.

São 26 anos de história e essa é a única torre telefônica no Brasil que tem um deck observatório de turismo aberto para a visitação

Por Luiza Luersen

“Uma vista exuberante”. É assim que muitos turistas definem a paisagem que a Torre Panorâmica de Curitiba proporciona com 109,5 metros de altura. São 26 anos de história e essa é a única torre telefônica no Brasil que tem um deck observatório de turismo aberto para a visitação. Com tanta beleza em sua paisagem, houve até mesmo recorde de público em julho de 2017. Por lá passaram mais 19.073 visitantes, superando o registro de janeiro do ano passado, quando 18.138 pessoas estiveram no ponto turístico.

Foto: Lineu Filho.

Foto: Lineu Filho.

“Foi uma surpresa esse alto número, mas a torre vem se superando no quesito visitação a cada dia que passa. A maioria das pessoas é de São Paulo. Outros são aqui de Curitiba mesmo e tem também muita gente de fora. Esse aumento rendeu muita felicidade para quem trabalha aqui. É legal que até mesmo o curitibano está vindo visitar o ponto turístico. É a única estação que mostra Curitiba do alto, então faz bastante sucesso‘, contou o analista de turismo Wellington Medeiros, da prefeitura.

 

Durante a visita da Tribuna do Paraná à torre, uma família argentina estava “turistando” e adorou ver outros pontos turísticos lá de cima. O estudante Christian Colina, 25 anos, ficou encantado. “Eu estou morando aqui há pouco tempo e como meus pais vieram me visitar, resolvi trazer eles aqui, porque eu também não conhecia. É muito lindo, conseguimos ver outros lugares que visitamos, como o Parque Barigui. É uma vista belíssima, adoramos muito”, comentou.

Além do deck, que proporciona uma linda vista, na parte térrea do prédio há o museu do telefone. Lá é possível ver todos os modelos do aparelho que transformou a rotina de milhares de brasileiros.

Família de argentinos aprovou o ponto turístico. Foto: Lineu Filho.

Família de argentinos aprovou o ponto turístico. Foto: Lineu Filho.

Outros recordes

O primeiro semestre de 2017 também registrou recorde de visitantes em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses deste ano, foram 64.299 visitas à torre, contra 61.125 no mesmo período de 2016. Quem trabalha há bastante tempo no lugar e acompanhou de perto esse crescimento de público conta que é muito gratificante ver que até mesmo os curitibanos estão fazendo fila para visitar.

“Eu trabalho aqui desde 2004. Notei que a cada o público cresce. São de vários estados, do exterior e esse ano notamos vários recordes. Muitos curitibanos nem conheciam o lugar e a gente fica muito feliz de ver esse número aumentando”, relatou Ângela Maria Bueno, 57 anos, agente administrativa.

Serviço:
Torre Panorâmica de Curitiba
Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
Venda de ingressos: até as 18h30
Entrada: R$ 5

Via: Tribuna do Paraná