Ao Vivo

População do Uberaba recebe dois CMEIs

13/08/2020 às 14:56.

Rede Municipal de ensino público ganha mais 2 CMEIS na Regional Cajuru. Na imagem: Centro Municipal de Educação infantil (CMEI), Salomé Machado. Curitiba, 13/08/2020 – Foto: Ricardo Marajó / SMCS

A Prefeitura de Curitiba entregou, nesta quinta-feira (13/8), dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no Uberaba, os CMEIs Salomé Machado e Ana Grácia.

Com estas duas novas unidades, a Regional Cajuru passará a contar com 28 CMEIs. Eles voltam a funcionar quando o quadro epidemiológico da covid-19 na cidade estiver seguro. A regra vale para todas as unidades de ensino da rede municipal.

Com capacidade para atender 120 crianças de berçário e maternal, o CMEI Ana Grácia, na Vila Audi União, é uma nova unidade e teve obras retomadas e concluídas pela atual gestão.

Com seis salas para para atender os bebês e as crianças, espaço mama nenê, lactários, banheiros com trocadores e duchas para a higienização dos pequenos, e refeitório em 610 m², a obra foi financiada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Prefeitura de Curitiba. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.

Pedagoga homenageada

O CMEI recebeu o nome da professora alfabetizadora Ana Grácia. Formada em Pedagogia pela UFPR, ela desenvolveu sua carreira na rede municipal de ensino de Curitiba trabalhando em escolas de 1ª a 4ª série. Faleceu em março de 2009.
Uma de suas três filhas, a pedagoga Isabelle Grácia, 48 anos, acompanhou a entrega da obra.

“Ela sempre foi uma professora dedicada, trabalhou 40 anos com Educação, sempre se aperfeiçoando. Para mim, é emocionante estar neste momento”, disse Isabelle.

CMEI Salomé Machado

A um quilômetro dali, a Prefeitura entregou aos moradores do Uberaba o CMEI Salomé Machado, com capacidade para 40 crianças. A unidade é um dos Centros de Educação Infantil (CEI) contratados que a Prefeitura agora assumiu a administração, incorporando-o à rede municipal.

Nessa incorporação, o município investiu R$ 70 mil na adequação dos banheiros dos alunos, reforma da cozinha e sala dos professores, pintura geral interna e externa, revitalização do parquinho, instalação de lixeira, revisão de instalações elétricas e hidráulicas.

A escolha do novo nome para o CMEI também é uma homenagem a uma pedagoga que fez história na Educação curitibana. Salomé Viegas Machado atuou mais de 30 anos no magistério, com passagem marcante no Instituto de Educação do Paraná, onde foi professora especialista em didática e alfabetização. Faleceu em Curitiba em janeiro de 2011.

“Ela de dedicou tanto a vida inteira por tudo que fez. Seu nome agora fica eternizado aqui para a educação das crianças do Uberaba”, falou sua filha, Adriana Viegas Machado dos Santos, 50 anos, presente à entrega da unidade.

A rede municipal de ensino de Curitiba tem 230 CMEIs.

Reforço à educação infantil

Desde o início deste mês, a Prefeitura de Curitiba promove a entrega de nove CMEIs, que estarão prontos para receber crianças quando o atendimento presencial for novamente possível. As novas unidades estão nas regionais Matriz, Pinheirinho, Tatuquara, Bairro Novo, Cajuru e Boqueirão.

A data de retorno às aulas ainda será definida, conforme o quadro epidemiológico do novo coronavírus na cidade. Por enquanto, o decreto suspende as aulas presenciais até 31 de agosto.

Via: Prefeitura De Curitiba