Ao Vivo

Polícia Civil retoma agendamento online para quem precisa de RG no Paraná

10/08/2021 às 06:22.

Polícia Civil do Paraná (PCPR) retomou o agendamento online para confecção de registro geral (RG) no Estado nesta segunda-feira (9). O serviço pode ser acessado através do endereço www.policiacivil.pr.gov.br, onde haverá a possibilidade de agendar atendimento para produção de 1ª e 2ª via do documento.

No agendamento online, o cidadão consegue selecionar o posto, data e horário do atendimento, no caso de produção de primeira via. Se o usuário já tiver RG é possível consultar a informação no sistema, e neste caso, não precisa agendar atendimento para ir ao posto, pois a segunda via fácil pode ser requisitada pelo site.

Segundo o delegado da PCPR e diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, o agendamento online oferece conforto e agilidade para que o cidadão faça o procedimento. “É um serviço pioneiro, oferecido pelo governo do Estado. Não existe no Brasil essa modalidade e estamos dando um salto para desafogarmos a demanda de requerentes que temos em nossos postos”, explica.

2ª Via fácil

A solicitação da 2ª via da carteira de identidade é possível para quem já teve seus dados digitalizados no IIPR ou no Detran/PR. A ferramenta permite que o usuário faça a atualização remota da foto no RG pelo celular ou computador, oferecendo agilidade, economia e facilidade ao cidadão.

Após preencher formulário com as informações necessárias para o atendimento no site, o usuário recebe um protocolo de agendamento com nome, data, hora e local de atendimento, assim como as informações sobre documentos necessários para levar ao IIPR. Quando o RG estiver pronto, o cidadão fará a retirada no posto com uso da biometria.

Evitar Fraude

Devido à ocorrência de fraudes com a suposta venda de agendamentos para emissão da carteira de identidade, a direção do IIPR reformulou o sistema. A partir de agora o site não disponibiliza a abertura da agenda em um horário fixo. Vagas são abertas ao longo do dia e em blocos. O agendamento é gratuito e feito somente pelo site da PCPR.

Caso o cidadão não possa comparecer no atendimento agendado, ele deve cancelar o horário através do site da PCPR para que a vaga seja aberta para outra pessoa.

Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e portadores de necessidades especiais têm prioridade no atendimento, e não precisam agendar, de acordo com os termos da Lei Federal 10.048/2000.   

Em caso de dúvida ou problemas em conseguir atendimento, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento IIPR pelo telefone 41 3200-5001.

Via: Tribuna do Paraná