Ao Vivo

Pode comemorar: dormir no inverno faz você emagrecer

20/07/2017 às 16:09.

Cientistas do National Institutes of Health, dos Estados Unidos, finalmente confirmaram o que todos gostaríamos de ouvir: é, sim, possível queimar calorias dormindo. A técnica, entretanto, só é válida para os dias frios. Mais um bom motivo para não abandonar o edredom nas manhãs geladas de inverno.

Dormir no frio emagrece

De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque o nosso corpo precisa de mais energia para manter nossa temperatura média (aproximadamente 36°C) nos dias mais frios, sendo necessário recorrer à queima de gordura para fornecer toda a energia gasta no processo.

dormirmuito think

Para compor o estudo, os pesquisadores observaram o efeito da temperatura em um grupo de cinco homens durante o sono em quatro meses. Durante o dia, os homens seguiam com os seus afazeres normalmente e somente à noite retornavam para a clínica para dormir. Todas as refeições foram fornecidas aos participantes, para garantir que o consumo de calorias fosse o mesmo em todo o grupo.

Nesse período, as temperaturas variaram conforme o mês de estudo: no primeiro mês, fez 19°C; nos dois seguintes, 23°; e no quarto, 27°C. No final de cada mês, os homens foram submetidos a avaliações de gasto energético. Os cientistas perceberam que o corpo dos voluntários mudou para permitir a perda de peso quando ficaram sob temperaturas mais baixas. Já ao repousarem no calor, o efeito foi inverso. Ou seja, o gasto calórico diminuiu.

Via: Vix