Placa instalada no Centro de Ponta Grossa pede que pedestre ‘dê a preferência aos carros e ônibus’

05/09/2017 às 14:34.

Uma placa instalada no calçadão da Rua Coronel Claudio, no Centro de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, tem chamado a atenção de quem passa pelo local. Isso porque a mensagem, inserida em um cavalete na faixa de pedestres, pede para que seja dada a preferência aos carros e ônibus.

De acordo com a Prefeitura de Ponta Grossa, a placa foi instalada na Rua General Carneiro, que corta o calçadão, depois que alguns ônibus começaram a passar pelo Centro, movimentando o trânsito. Ainda segundo a prefeitura, a mudança no itinerário das linhas do transporte faz parte de um teste e que agentes estão no local para orientar a passagem dos pedestres.

O artigo 70 da Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) garante a preferência aos pedestres, em locais em que há faixa de travessia para eles. A lei prevê excessão apenas onde há sinalização por semáforo, o que não é o caso do trecho onde a placa foi instalada.

A Prefeitura de Ponta Grossa afirmou que os cavaletes com sinalização foram colocados para garantir a segurança dos que passam pela região, durante a realização dos testes, que vão até sábado (2).

Placa instalada no centro de Ponta Grossa pede que pedestre 'dê a preferência aos carros e ônibus' (Foto: Vanessa Rumor/RPC Ponta Grossa)

Placa instalada no centro de Ponta Grossa pede que pedestre ‘dê a preferência aos carros e ônibus’ (Foto: Vanessa Rumor/RPC Ponta Grossa)

Fonte: G1